Perante uma excelente moldura humana, Futebol Clube Vale Formoso e Clube Operário Desportivo subiram ao relvado do Estádio Municipal da Ribeira Grande para disputar a final da Taça de Honra - João de Brito Zeferino 2022/2023.

Depois de 120 minutos de muita intensidade, luta e espetáculo, o jogo terminou com um empate (3-3) e foi preciso recorrer à marca das grandes penalidades para encontrar o vencedor da Taça. Aí, o Vale Formoso foi mais eficaz e, ao marcar 4 das 5 penalidades convertidas, assegurou a conquista da 7ª Taça de Honra da sua história.

Em declarações à AFPD, Vítor Cunha considera que Vale Formoso e Operário "proporcionaram um grande espetáculo, digno de uma final", destacando a exibição feita pelos seus jogadores: "Os meus jogadores foram enormes, fizeram um jogo de grande nível e merecem todo o reconhecimento (...) os jogaodres transcenderam-se por completo!", finalizou.

Num jogo sem grande abundância de oportunidades claras de golo, as duas equipas foram sempre muito eficazes e souberam tirar o melhor proveito de cada oportunidade: o Operário entrou a vencer muito cedo na partida. Aos 9 minutos, um toque de calcanhar delicioso de Paulo Bessa permitiu a Luiz Maia colocar a formação fabril na frente do marcador. Em desvantagem pela primeira vez na partida, o Vale Formoso manteve a intesidade e batalhou por cada bola na zona do meio-campo, deixando o jogo sempre muito equilibrado e bem disputado. A formação axadrezada chegaria ao empate já perto do intervalo, através de uma grande penalidade convertida por Caniggia, resultado que se viria a manter até ao intervalo.

A 2ª parte começou praticamente da mesma forma que a 1ª: sem oportunidades claras, mas com grande frieza. Ao minuto 57', uma bola aliviada pela defensiva do Vale Formoso encontrou o pé de Dani Sousa, que com um fantástico remate de primeira, tornou a colocar o Operário na frente do marcador. Contudo, a resposta do Vale Formoso foi quase imediata. Nem 3 minutos estavam volvidos e Beruk restabeleceu a igualdade no marcador, com um excelente remate de pé esquerdo.

Já no último quarto de hora da partida, um passe longo de Simon Omon encontrou Modou Jarju, que na cara de Rui Lopes, devolveu a vantagem ao Operário.

Em desvantagem pela terceira vez na partida, o Vale Formoso não desistiu e foi à procura do empate, conseguido por João Pacheco, mais conhecido por Trela, ao minuto 83.

Até ao final da partida, e durante todo o prolongamento, o resultado não viria a sofrer mais alterações, sendo necessário recorrer à marca das grandes penalidades para encontrar o vencedor da Taça de Honra. Aí, e fruto de duas boas intervenções de Rui Lopes, o FC Vale Formoso conseguiu uma vantagem de 4-2 e voltou a conquistar a Taça de Honra, a 3ª nas últimas 4 presenças em finais.

Vítor Cunha, treinador do Vale Formoso, espera que a conquista da Taça possa ser o catalisador necessário para que a equipa possa encarar o resto do Campeonato de São Miguel: "É sempre bom ganhar títulos, todos sabemos que tínhamos qualidade para ganhar e queríamos estar melhor no campeonato, mas saímos motivados para o que resta da época", concluiu.

Destaque, também, para o momento da entrega da Taça, que contou com a presença de Pedro Zeferino, filho do falecido jornalista João de Brito Zeferino, patrono da competição.

Lembrar, ainda, que a final da edição 2022/2023 da Taça de Honra - João de Brito foi transmitida, em direto, na página do YouTube da AFPD TV, que podendo assistir à partida completa, clicando aqui.

A AFPD congratula todos os jogadores, equipa técnica e estrutura do Vale Formoso pela conquista, deixando também uma palavra de apreço ao Operário, não só pela caminhada feita até à final, mas pelo excelente espetáculo proporcionado pelas duas equipas, que tudo deram durante cada minuto.