Em fim-de-semana de eleições regionais, a larga maioria das competições organizadas pela Associação de Futebol de Ponta Delgada fizeram uma pausa, sendo que, as poucas que sobreviveram, viram as suas partidas ser disputadas ao longo do dia de sábado, tal como foi o caso do Campeonato de São Miguel, no escalão de Iniciados.

A partida que inaugurou a 5ª jornada da competição opôs as formações do Clube Desportivo Santo António e do Águia Clube Desportivo, no Campo de Jogos das Figueiras.

Agendado para as 11h, o jogo contou com a arbitragem de Adriano Pontes e sua respetiva equipa, nomeadamente, Diogo Tavares e Rodrigo Branco.

Desde praticamente o apito inicial, um fator ficou claramente visível: nenhuma das equipas parecia estar 100% acordada. Desde cedo se sentiu o peso de uma eventual noitada a jogar videojogos e a dificuldade de acordar mais cedo num sábado para disputar uma partida às 11h da manhã.

Apesar do ritmo lento e da posse de bola repartida, a verdade é que o Águia CD conseguiu adiantar-se cedo no marcador: com apenas 5 minutos jogados, um remate rasteiro de Miguel Goulart encontrou o fundo das redes guardadas por Francisco Freitas.

Mas o golo não foi suficiente para abanar nenhuma das equipas e fazê-la acordar e, por isso, nos períodos seguintes, a 3ª equipa em jogo (o sono), voltou a tomar o controlo da partida, criando perdas de bolas sucessivas e passes falhados de parte a parte.

E foi preciso esperar quase até á meia hora de jogo para que finalmente surgisse uma boa jogada: uma bola colocada em profundidade encontrou a velocidade de Tomás Eustácio, que na cara do guardião do CD Santo António, teve a frieza e calma para, com um ligeiro toque de cabeça, picar a bola por cima do guardião do CD Santo António e, com a baliza à sua mercê, ampliar a vantagem da formação arrifense (2-0).

Só o segundo golo é que parece ter efetivamente ajudado o Águia a ligar o interruptor e, apenas dois minutos depois, um bom momento de pressão por parte do Águia culminou no 3-0, por intermédio do capitão da formação arrifense, Tomás Massa.

Antes do final da 1ª parte, o Águia CD viria a fazer o 4-0: num canto, e depois de uma série de tentativas de remate e de tentativas de corte, a bola acaba por chegar aos pés de Tomás Massa, que servindo-se de um bom pormenor técnico, bisou na partida e trouxe um conforto ainda maior para o Águia poder encarar a 2ª parte.

Numa primeira parte de grande desinspiração para ambas as equipas, com muitos passes falhados e perdas de bola, a verdade é que o Águia soube capitalizar as oportunidades que ia tendo e, assim, construir uma vantagem de 4 golos.

Na 2ª parte, foi a formação do CD Santo António que entrou mais energética, revitalizada e com vontade de começar a desfazer a desvantagem até então registada no marcador. A pressão inicial da formação de azul e branco acabou por gerar vários erros na construção de jogo do Águia e, consequentemente, gerar várias recuperações de bola em situações comprometedoras. Numa dessas situações, Lourenço Silva, que havia entrado na 2ª parte, até ensaiou um remate, que saiu perigoso, mas ao lado.

No entanto, a formação do Águia soube sofrer e sobreviver ao momento de maior pressão do Santo António. E, numa altura em que os treinadores faziam várias mexidas nas equipas, para refrescar os vários setores, eis que surge a melhor jogada de todo o encontro: depois de uma recuperação na defesa de Gonçalo Cordeio, Miguel Massa tabela de forma exímia com Miguel Goulart, que, através de uma magnífico toque de calcanhar, isolou o capitão da formação arrifense, que, na boca da baliza, só teve de desviar do guarda-redes. Um bonito gesto técnico que terminou num grande golo e que permitiu a Tomás Massa assinar um hat-trick na partida.

A poucos minutos do final da partida, também haveria um momento de felicidade para a formação da casa: uma excelente arrancada de Manuel Medeiros, que também havia entrado no decorrer da 2ª parte, encontrou, no centro da área, Lourenço Silva, que, completamente solto de marcação, apenas teve de empurrar para o fundo das redes, apontando o último golo na partida.

Numa partida fortemente influenciada pelo fator sono, a formação do Águia CD acabou por apresentar a frieza e os recursos necessários para amealhar os 3 pontos no jogo.

 

FICHA DE JOGO:

CLUBE DESPORTIVO SANTO ANTÓNIO: Francisco Freitas (GR); Santiago Leal, Afonso Ramos, Simão Viveiros, Afonso Pereira (C), Afonso Furnas, João Lucas, Francisco Ponte; Martim Costa, Leonardo Travassos e Rodrigo Fernandes

SUPLENTES UTILIZADOS: Francisco Amaral (GR); Lourenço Silva, Manuel Medeiros, Alex Rocha e Luciano Carvalho

 

ÁGUIA CLUBE DESPORTIVO: Afonso Raposo (GR); Nomésio Moniz, Leandro Afonso, Tomás Estácio, Gonçalo Cordeiro, Tomás Massa (C), Milton Cabral, Nelson Cruz, João Sousa, Miguel Goulart, Roberto Aguiar

SUPLENTES UTLIZADOS: Francisco Pavão (GR); Eduardo Bizarria, Alexandre Medeiros, João Aguiar, Martim Almeida e Afonso Oliveira

 

GOLOS: Miguel Goulart (5’); Tomás Estácio (30’), Tomás Massa (32’, 37’ e 58’) e Lourenço Silva (77’)

 

- André Medina

- As opiniões são sempre pessoais e não representam, necessariamente, a AFPD por inteiro.