Após a suspensão de todas as provas de Futsal, no passado mês de março, por força da pandemia causada pelo novo coronavírus, foi preciso esperar até meados do mês de outubro para que a emoção, a intensidade e o ritmo frenético inerentes à modalidade do Futsal voltassem a encher os mais diversos pavilhões da ilha de São Miguel.

Como forma de ajudar os clubes a recuperar a melhor forma possível dos seus atletas, a Associação de Futebol de Ponta Delgada promoveu a realização do Torneio de Abertura, uma espécie de prova preparatória para as equipas que irão participar ou no Campeonato de São Miguel ou na 2ª Divisão Nacional de Futsal.

Com um total de 13 equipas participantes, divididas em 4 séries, um dos jogos de maior cartaz da 1ª jornada envolvia o sempre quente e intenso dérbi do concelho do Nordeste, que opôs, no Pavilhão Polidesportivo da Achada, o Fazenda Sport Clube e o Achada Futebol Clube.

O jogo, agendado para as 15h do domingo (dia 17 de outubro) prometia espetáculo. E assim foi.

Os primeiros minutos foram uma boa réplica de muitas das características que fazem os adeptos apaixonarem-se pela modalidade do Futsal: pressão constante e intensa, velocidade na transição e oportunidades de perigo de parte a parte.

Durante os primeiros dez minutos, havia uma espécie de vaivém de oportunidades, onde o termo “posse de bola” parecia um sinónimo do termo “oportunidade de golo”: aos 8 minutos, Flávio Sousa, que envergava a braçadeira de capitão do Achada FC, atirou ao ferro da baliza do Fazenda SC; literalmente no lance seguinte, Alexandre Melo respondeu com um bom remate, que obrigou Rafael Louro a uma defesa a dois tempos. Aos 10 minutos, mais um bom lance trabalho pelo Achada FC culminou num estrondoso remate de Rúben Pereira ao ferro. Na resposta, Rodrigo Franco ainda assustou o guardião do Achada, mas o remate acabou por sair ao lado. Perto do primeiro quarto de hora, grande momento de Rafael Medeiros: o guardião do Fazenda SC brilhou com uma incrível dupla defesa, impedindo o golo, primeiramente, a Leonardo Sousa e, de seguida, a Tiago Pimentel.

Num jogo com tantas oportunidades, para ambos os lados, foi de estranhar que o marcador só tenho sido inaugurado ao minuto 13. Até lá, de um lado, Rafael Louro ia segurando as diversas investidas do Fazenda SC, do outro, ou Rafael Medeiros ia brilhando com umas vistosas defesas, ou os postes da baliza iam segurando o nulo na partida.

Mas, nesse minuto em particular, um bom trabalho de Rodrigo Gomes na ala direita terminou num cruzamento que encontrou, do lado oposto do campo, Tiago Pereira, que, completamente solto de marcação, apenas teve de empurrar a bola para o fundo das redes.

Apesar da vantagem do Achada, a verdade é que o guião da partida não foi alterado: o vaivém de oportunidades mantinha-se, mas as oportunidades do Achada FC começavam a ser mais flagrantes. Ao minuto 16, numa situação de 5 para 4, Rafael Louro tentou a sua sorte de longe, obrigando Rafael Medeiros a uma complicada defesa. No minuto seguinte, um mau passe resultou numa oportunidade flagrante para o Achada, mas, na hora de finalizar, Leonardo Sousa teve a pontaria demasiado afinada e voltou a enviar a bola ao poste.

Numa altura em que o Achada FC atingia a 5ª falta, e passava a ficar condicionado, mais uma boa jogada pela ala direita, desta vez por Flávio Sousa, acabou por dar origem ao 2-0 para o Achada, numa jogada em muito semelhante à do 1º golo, sendo esta finalizada por Ruben Pereira. Até ao intervalo, um bom remate de Renato Almeida voltou a obrigar Rafael Louro a realizar uma defesa a dois tempos, mas o resultado não iria sofrer alterações.

No regresso à quadra para a 2ª parte, e apesar de um primeiro aviso de Alexandre Melo, o Achada FC entrou mais forte e isso resultou num golo logo ao minuto 21, apontado por Ruben Pereira, que bisava na partida. Apenas 3 minutos depois, um grande passe de Tiago Pimentel isolou Leonardo Sousa, que desta vez não falhou e deixou o Achada FC a vencer 4-0.

Contudo, e como acabou por acontecer durante toda a partida, o vaivém de oportunidades manteve-se e, no mesmo minuto do golo sofrido, um livre cobrado de forma exímia por Alexandre Melo reduziu a desvantagem do Fazenda SC (4-1).

Numa das novas investidas de 5 para 4 do Achada FC, uma perda de bola obrigou Ruben Pereira a assumir o papel temporário de guarda-redes, impedindo que Alexandre Melo fizesse o 4-2.

Com o avançar do 2º tempo, as duas equipas foram perdendo o controlo da partida e o sentido tático começou a esfumar-se um pouco e, numa altura em que o Achada FC voltava a atingir a 5ª falta, foi convocada uma pausa técnica por Rafael Gatto. No entanto, a pausa técnica não viria a alterar muito, visto que, ao minuto 35, o Fazenda SC usufruiu de um livre direto, que Otávio Caetano, ambidestro com grande qualidade, não desperdiçou, relançando o resultado da partida (4-2).

Nos 3 minutos finais, o jogo ganhou uma intensidade ainda maior àquela vivida anteriormente: num lance de transição ofensiva, Cristiano Branco quase fez o 4-3. No mesmo minuto (36’), um potente remate de Alexandre Melo obrigou Rafael Louro a uma nova apertada intervenção.

Numa fase do jogo em que o Fazenda SC estava em busca do empate, completamente balançado para o ataque, um grande passe de Flávio Sousa acabou por encontrar, junto a um dos postes, Leonardo Sousa, que, solto de marcação, marcou um golo que alívio e conforto ao banco do Achada. Até ao fim do jogo, e sempre em contra-ataque, o Achada FC acabou por fazer mais dois golos: primeiro, através de um cruzamento de Ruben Pereira, que culminou num infeliz desvio de Alexandre Melo para a sua própria baliza e, com apenas 30 segundos por jogar, nova assistência para Flávio Sousa, desta vez a encontrar Ruben Carreiro, que estabeleceu o resultado em 7-2.

Terminada a partida, ficou a sensação no ar de que o resultado talvez tenha sido demasiado desnivelado, fruto daquilo que foi o equilíbrio durante largos períodos da partida, mas não obstante a vitoria do Achada FC acabou por ser o resultado mais justo.

 

FICHA DE JOGO

FAZENDA SPORT CLUBE: Rafael Medeiros (GR); Miguel Medeiros, Renato Almeida; Renato Costa e Otávio Caetano.

SUPLENTES: Nelson Pimentel (GR); Alexandre Melo; Cristiano Branco; Orlando Soares; Tomás Sousa; Alexandre Furtado e Rodrigo Franco.

 

ACHADA FUTEBOL CLUBE: Rafael Louro (GR); Flávio Sousa; Leonardo Sousa; Tiago Pimentel e Rúben Pereira.

SUPLENTES: André Vieira (GR); Rafael Ferreira; Rodrigo Gomes; Ruben Carreiro; Frederico Santos; Décio Arruda e Tiago Pereira.

 

GOLOS: Tiago Pereira (13’); Ruben Pereira (16’ e 21’), Leonardo Sousa (24’ e 37’), Alexandre Melo (24’ e AG 38’), Otávio Caetano (35’) e Ruben Carreiro (39’).

 

- André Medina

- As opiniões são sempre pessoais e não representam, necessariamente, a AFPD por inteiro.