A Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com todas as Associações Distritais e Regionais de Futebol do país, promoveu, ao longo da última semana, várias ações de sensibilização, no âmbito de uma campanha contra o racismo no futebol e no futsal, mobilizando centenas de clubes e atletas.

Desde o dia 13 de março, foram realizadas 23 ações nas diversas associações e clubes, não só  do continente, mas também das ilhas, contabilizando-se mais de 800 atletas envolvidos na iniciativa.

As ações de sensibilização foram realizadas pelos responsáveis de Integridade de cada associação distrital, em estreita coordenação com a FPF e com grande adesão dos clubes que promoveram conversas estimulantes e pedagógicas sobre as formas de combater o racismo no Futebol.

A campanha consistiu na visualização do documentário "OUTRAGED", projeto educativo criado pela UEFA, que serviu de ponto de partida para a reflexão e o debate sobre a temática da discriminação no Desporto.

A Associação de Futebol de Ponta Delgada participou na iniciativa através do seu vice-presidente Libério Câmara, que realizou duas ações de sensibilização junto da comunidade escolar, em duas instituições distintas.

A primeira sessão realizou-se na Escola Básica 2/3 das Capelas, contando com cerca de 60 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, praticantes de várias modalidades.

A segunda sessão decorreu no auditório da Escola Secundária das Laranjeiras, contou com a presença de 6 turmas - cerca de 80 alunos -, com idades entre os 15 e os 20 anos e com uma grande variedade no que diz respeito a modalidades praticadas, havendo representação das modalidades do basquetebol, do hóquei em patins, do andebol, do atletismo, do voleibol e até de uma atividade recreativa, o folclore, com muitos dos jovens equipados com o equipamento do clube que representam.

A AFPD agradece a participação das duas instituições de ensino para que possa haver um espaço de debate e de reflexão sobre este flagelo da nossa sociedade, que tem de ser erradicado.

Para mais informações sobre a campanha "Outraged", clique aqui.