No total, 21 clubes de futebol e 17 de futsal foram distinguidos pelo seu compromisso com a qualidade e o desenvolvimento das suas estruturas formativas, num momento que reconhece o trabalho contínuo realizado pelas associações e pelos clubes na promoção das boas práticas desportivas.

A cerimónia contou com a presença de Robert Da Camara, presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada (AFPD), de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol e Ricardo Matias, Diretor Regional do Desporto que destacaram a importância deste processo de certificação para o crescimento sustentado do futebol e futsal nas ilhas de São Miguel e Santa Maria.

O evento reforçou o compromisso da AFPD e da FPF em continuar a apoiar o desenvolvimento desportivo, promovendo a qualidade, a transparência e o profissionalismo em todas as vertentes do futebol e futsal.

No final da cerimónia oficial de entrega das Placas e Certificados da Associação de Futebol de Ponta Delgada, realizou-se um momento simbólico de celebração do 101.º aniversário da instituição. As velas comemorativas foram apagadas, marcando o encerramento das festividades e reafirmando o compromisso da AF Ponta Delgada com o desenvolvimento e promoção do futebol regional.