Fundada a 04 de novembro de 1924, a Associação de Futebol de Ponta Delgada celebrou, no passado sábado, o seu 99º aniversário, a última paragem rumo ao seu centenário, que será celebrado no ano de 2024.

Numa singela, mas significante cerimónia, realizada na sede da AFPD, no passado domingo (05 de novembro), a AFPD prestou uma homenagem àqueles que, na última quase meia década, tudo deram em prol do desenvolvimento do Desporto e, mais concretamente, do Futebol e do Futsal na nossa Região.

No hall da entrada da sede, onde se pode encontrar quadros com todos os anteriores presidentes de direção, foram introduzidos e desvendados quadros de homenagem aos últimos oito presidentes de Direção da AFPD, num ato ainda mais significante por ter contado com a presença de vários elementos ligados às famílias dos homenageados, bem como de vários membros dos Órgãos Sociais da AFPD e clubes filiados.

António Aguiar Machado (1977-1979 e 1979-1985), José Carlos Rodrigues (1979), Eng. António Medeiros Ferreira (1985-1986), Fernando Faria (1986-1988), Eng. Primitivo Marques (1989-1992), Eng. Manuel Sanches (1992), Abílio Batista (1993-2003) e Auditon Moniz (2003-2014) foram os homenageados da noite, numa cerimónia que, para Robert DaCamara, atual presidente da Direção da AFPD, "configura-se como um momento muito bonito, em que as pessoas se juntam e se sentem parte de uma grande família, que é a família do futebol”.

Em antecipação ao centenário, Robert DaCamara espera conseguir "homenagear o futebol, os agentes desportivos da atualidade e todos os que nos antecederam. Com isso em mente, vamos desenhar uma série de eventos que consigam ser os canais próprios para que consigamos conferir justiça naquilo que é o reconhecimento a cada pessoa que o merece", concluiu.

José Medeiros, Presidente da Assembleira Geral, destacou o facto de que "qualquer instituição que tenha 99 anos, alguma coisa diz sobre o seu trabalho, feito ao longo de todo esse tempo, com as entidades que são suas filiadas, os clubes”. Já Hélder Medeiros, Presidente-Adjunto, mostrou-se "empolgado" e confessou "ser uma honra cá estar e fazer parte desta história".

Em representação dos vários ex-presidentes homenageados, alguns já falecidos, destaque para as presenças de Lurdes Rocha Ferreira, esposa do já falecido António Medeiros Ferreira, Rosa Machado, esposa do falecido António Aguiar Machado, Paulo Faria, filho do falecido Fernando Faria e ainda Carla Saudade, filha de Abílio Batista, também já falecido.

Em conversa com a AFPD TV, Lurdes Rocha destacou a alegria em estar presente na homenagem feita aos dirigentes que passaram pela Associação. Rosa Machado considerou "justa" a homenagem ao seu marido por ter "dedicado metade da sua vida ao Desporto". Paulo Faria afirmou que "é uma honra, sempre, qualquer coisa que façam pela sua família". Carla Saudade, sensibilizada pela homenagem, confessou que para o seu pai a Associação era como que a segunda casa e, muitas vezes, a primeira casa. "Não tinha noção, mas ainda foram 11 anos dedicados à Associação", destacou.

A cerimónia também contou com a presença de vários clubes filiados, entre eles o Clube União Micaelese, instituição já centenária. Em representação do clube, Arsénio Furtado registou "com muito agrado este aniversário, sendo o Clube União Micaelense um dos clubes fundadores desta Associação e é para nós uma data marcante e significante". 

Miguel Sousa, presidente do Águia Clube Desportivo, afirmou ser "uma honra estarmos aqui presentes na nossa Associação, que tem feito um trabalho digno", aproveitando, também para "parabenizar s homenageados, que fizeram parte da história da Associação de Futebol e a dignificaram".

Ruben Araújo, presidente do Maia Clube dos Açores, reforçou o "papel incrível" que a AFPD tem desenvolvido, em relação ao Futsal Adaptado. Reforçando que "estaremos sempre gratos à AFPD por nos ter permitido, na época passada, participar no Campeonato Regional de Futsal Adaptado, no Pico".