CD Santa Clara "A" é o vencedor da Taça de Honra!
Reviravolta na 2ª parte levou á conquista do 4º título
As portas do Pavilhão Sidónio Serpa abriram-se para acolher a final da 19ª edição da Taça de Honra - Luís Bernado, que, este ano, colocou frente a frente o Grupo Desportivo Casa do Povo do Livramento e o Clube Desportivo Santa Clara "A".
Após ter sido finalista vencido na época passada, o CD Santa Clara marcou presença pelo 2º ano consecutivo, enquanto o Grupo Desportivo Casa do Povo do Livramento, finalista vencido na época 2021/2022, procurava arrecadar o único troféu que lhe tem escapado nos últimos anos.
Num jogo de grandes emoções, a formação do Santa Clara transformou um 2-0 num 2-3 e conquistou a 4ª Taça de Honra do seu palmarés, passando a ser o clube com mais Taças de Honra conquistadas.
A primeira parte da partida foi muito tática, com ambas as equipas amarradas uma à outra, e o marcador só foi inaugurado já perto do final da 1º parte: Rodrigo Branco desequilibrou pela esquerda e assistiu José Domingos, que, à entrada da área, só teve de encostar para o fundo das redes.
A segunda parte chegou com a promessa de golos e não desapontou: no primeiro minuto da 2ª parte, Rodrigo Branco, outra vez, assistiu Adelino Palma, que aumentou a vantagem do GDCP Livramento para 2-0.
No minuto seguinte, Hugo Vultão cometeu grande penalidade sobre André Vasconcelos e, na hora da cobrança, Alex Silva não vacilou, reduzindo o resultado para 2-1.
O golo animou a formação encarnada, que se tornou mais atrevida e, por consequência, mais perigosa nas aproximações à baliza adversário. Ao minuto 23' da segunda parte, através de um lançamento lateral, André Vasconcelos encontrou Paulo Morais dentro da área adversária, que só precisou de desviar a bola para o fundo das redes e, com isso, restabelecer o empate na partida.
Aos 28 minutos, um grande desarmo por parte de Érico Macedo lançou o CD Santa Clara em contra-ataque e, numa situação de 2-para-2, foi Fábio Melo quem atirou a contar e completou a reviravolta na partida, passando a formação orientada por Pedro Botelho, pela primeira vez, para a frente do marcador.
Até ao final da partida, mas sem recorrer ao guarda-redes avançado, a equipa do GDCP Livramento fez várias apróximações à baliza do CD Santa Clara, com várias bolas a encontrarem os ferros da baliza adversária, mas o resultado não viria a sofrer mais alterações e o Clube Desportivo Santa Clara conquistou a Taça de Honra - Luís Bernardo, na véspera de se estrear na Série Açores da 3ª Divisão Nacional de Futsal.