Numa reedição da final da Taça de São Miguel do ano passado, Remédios Sport Clube dos Açores e Grupo Desportivo Casa do Povo do Livramento encontraram-se, uma vez mais, na final da Taça de Sâo Miguel - a 3ª vez que os dois clubes disputam a final de um troféu no escalão de Seniores nos últimos dois anos.

Perante uma excelente moldura humana, as duas equipas subiram á quadra do Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada, para disputar o último jogo da época 2022/2023, que se poderia traduzir na conquista de um título. Após 50 minutos de muitos golos e de muitas emoções, o Remédios Sport Clube dos Açores conquistou a Taça de São Miguel pelo segundo ano consecutivo, a segunda do seu palmarés, depois de uma vitória por 10-7.

Num autêntico vaivém de oportunidades criadas e desperdiçadas, foi a formação do Livramento a encontrar o fundo das redes pela primeira vez, com um golo madrugador de Rodrigo Branco. A vantagem azul durou pouco tempo, já que, ao minuto 6', Nuno Ribeirinha restabeleceu o empate e, ao minuto 11', Rodrigo Furtado apontou o primeiro da conta pessoal e deixou a formação dos Remédios na frente do marcador. Sem deixar muito tempo para festejos, Nuno Ferreira empatou, uma vez mais, a partida, resultado que viria se manter até ao intervalo, apesar dos golos apontados por Simão Campos, para os Remédios, e por Sérgio Melo, para o Livramento.

Com 3-3 no marcador, as duas equipas regressaram à quadra determinadas em assumir a vantagem no jogo e, por isso, não foi com grande espanto que o mesmo ritmo imposto na primeira parte se manteve durante todo o segundo tempo, com ambas as equipas a procurarem, de forma rápida e incisiva, a baliza adversária. Aos 25 minutos, Samuel Pereira devolveu a vantagem no marcador à equipa do Livramento, vantagem essa que, uma vez mais, durou pouco tempo: aos 30 minutos, André Pires fez o 4-4 e, aos 33', Rodrigo Furtado bisou e deixou os Remédios na frente marcador.

Numa resposta quase imediata, Diogo Dias empatou a partida (5-5) e Samuel Pereira, que também bisou, proporcionaram nova cambalhota no marcador, com a formação do GDCP Livramento a voltar para a vantagem. O festival de golos não ficou por aqui e, já a jogar com o guarda-redes avançado, Rodrigo Viveiros apontou o seu primeiro golo da noite, empatou a paritda e atirou todas as decisões para o prolongamento.

Retomada a partida, Rodrigo Viveiros começou a primeira parte do prolongamento como terminou a segunda do tempo regulamentar: a marcar. Contudo, precisamente no lance seguinte, Samuel Câmara voltou a empatar a partida, fazendo o 7-7, resultado que se manteve até ao final da 1ª parte do prolongamento. No 2º tempo, Rodrigo Viveiros voltou a ser decisivo, uma vez que, ao minuto 46', completou o hat-trick e deixou, uma vez mais, os Remédios na frente do marcador. E, no último minuto da partida, Rodrigo Viveiros fez o póquer, ao apontar o 9-7 para a formação amarela e negra. No mesmo minuto, Nuno Ribeirinha também bisou e fechou o resultado em 10-7, assegurando, assim, a conquista da 2ª Taça de São Miguel do palmarés do Remédios Sport Clube dos Açores, a 2ª consecutiva.

A AFPD congratula todos os jogadores, equipa técnica e estrutura do Remédios Sport Clube dos Açores pela conquista!

Pode ver o jogo completo clicando aqui e pode consultar as fotografias com os melhores momentos da final aqui.