No passado fim-de-semana fez-se história no Estádio Municipal da Ribeira Grande. 36 anos depois, o Benfica Águia Sport voltou a conquistar o Campeonato de São Miguel e assegurou a subida à edição 2023/2024 da Liga Imobiliária 2% - Campeonato de Futebol dos Açores.

Na 13ª e penúltima jornada do campeonato, um empate bastaria para garantir, matematicamente, a conquista do título. Na receção ao Águia Clube Desportivo, a formação encarnada até começou a perder, após um golo madrugador de Diogo Melo deixar o Águia em vantagem. Mas as águias da Ribeira Grande cedo responderam e, nem 20 minutos depois, João Flor restabelecia a igualdade. Ainda na primeira parte, António Caires completaria a cambalhota no marcador, deixando o Benfica Águia em vantagem ao intervalo.

No regresso para a 2ª parte, a equipa orientada por Mário Jorge Andrade resolveu o jogo, ao minuto 80, após golo de Tiago Resendes e começaram os festejos no Municipal da Ribeira Grande do título que escapa ao clube desde 1987.

Com a conquista do Campeonato de São Miguel, o Benfica Águia Sport ganhou, assim, o direito de participar na próxima edição da Liga Imobiliária 2% - Campeonato de Futebol dos Açores, juntando-se a Clube União Micaelense, que já tem a manutenção garantida, e a Clube Operário Desportivo, que ainda luta por uma subida ao Campeonato de Portugal, sendo que o Grupo Desportivo São Roque e o Sporting Clube Ideal ainda lutam pela manutenção na próxima edição da prova.

Com uma jornada por disputar no campeonato, o Benfica Águia Sport pode ainda alcançar outra meta história - terminar o campeonato com um registo 100% vitorioso. Até agora, as águias da Ribeira Grande somam 13 vitórias nas 13 jornadas disputadas, perfazendo um total de 39 pontos. Na última jornada da prova, a disputar-se já no próximo fim-de-semana, a equipa encarnada desloca-se ao reduto do Vitória Clube Pico da Pedra, vice-campeão, com 31 pontos.