O Clube Desportivo Rabo de Peixe é o grande vencedor da edição 2023/2024 da Taça Gualter Costa, no escalão de Juniores de Futebol.

Na final, disputada no passado fim-de-semana, no Campo João Gualberto Borges Arruda, em Lagoa, os pescadores venceram o Clube de Futebol Vasco da Gama, por 4-1.

Numa prova marcada por uma situação extremamente atípica, na caminhada para a final, o CF Vasco da Gama liderou a Série A, com 2 vitórias em 2 jogos realizados, carimbou a 1ª vaga da final. Na série B, CD Rabo de Peixe e Clube União Micaelense dividiram o 1º lugar - ambos com 4 pontos -, ficando, também, empatados em todos os critérios de desempate definidos para a prova.

Foi necessário, então, recorrer a uma partida de desempate, que disputou-se, na passada quinta-feira (25 de janeiro), no Campo de Jogos Mestre José Leste, em Água de Pau, com o CD Rabo de Peixe a vencer, pela margem mínima (1-0), o Clube União Micaelense, marcando, assim, encontro com o Vasco da Gama na final.

Na final, foi o Rabo de Peixe quem se adiantou no marcador, ao minuto 10', após grande penalidade convertida por Paulo Pereira. À passagem da meia hora de jogo, Rodrigo Oliveira empatou para o Vasco da Gama, resultado que se viria a manter até ao final da 1ª parte. Na 2ª parte o Rabo de Peixe dominou mais a partida e soube finalizar as diversas situações de perigo criadas: aos 48' minutos, Tiago Oliveira devolveu a vantagem ao Rabo de Peixe e, aos 71' minutos, Paulo Pereira bisou e deixou a formação dos pescadores mais confortável na partida.

Já em cima do último minuto do tempo regulamentar, Paulo Pereira completou o hat-trick e selou a conquista da Taça Gualter Costa por parte do Clube Desportivo Rabo de Peixe.

Na cerimónia de entrega do troféu estiveram presentes Luís Silva e João Paulo Medeiros, presidente e vice-presidente, respetivamente, do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Ponta Delgada.

A AFPD felicita todos os jogadores, equipa técnica e estrutura do clube pela conquista.

Créditos da fotografia de capa: CD Rabo de Peixe