Quem disse que o futebol não pode ser jogado a andar? Foi com esta premissa em mente que a Federação Portuguesa de Futebol, nas celebrações do 109º aniversário, anunciou a aposta numa nova modalidade - o"Walking Football" - Futebol a Andar, com o objetivo claro de chegar a uma faixa etária até então praticamente inexplorada - acima dos 50 anos -, vincando ainda mais a ideia de que o Desporto, em geral, mas o Futebol, em particular, é para todos!

Foi com esse desafio que a Associação de Futebol de Ponta Delgada procurou, junto de várias comunidades, promover a modalidade, com o intuito de organizar o 1º Convívio de Walking Footbal da ilha, que acabou por se realizar no dia 25 de junho, no Complexo Desportivo do Lajedo.

Desse convívio resultou a criação de uma seleção, composta por 10 jogadores, que iriam representar a nossa Associação na 1ª Festa do Walking Football, agendada para os dias 1 e 2 de julho, na Cidade do Futebol, casa-mãe da Federação Portuguesa de Futebol.

Procurando incentivar a prática do exercício e os valores da ética e do fair-play do Desporto, a Associação de Futebol de Ponta Delgada foi representada por uma seleção composta por oito mulheres e dois homens, com uma média de idades superior a 70 (a praticamente mais velha tem 77 anos de idade), abraçando o verdadeiro objetivo do Walking Football - Futebol a Andar, tirar o público-alvo (mais de 50 anos) de casa, fomentar a prática do exercício físico e, acima de tudo, proporcionar momentos de diversão e animação para todos os que decidam agarrar a oportunidade de praticar esta nova modalidade.

No convívio, realizado em Lisboa, estiveram representadas as 22 Associações de Futebol do País, bem como uma equipa representante da Federação Portuguesa de Futebol e uma do Sindicato de Jogadores. Numa festa que reuniu centenas de praticantes, mais do que os golos e os vencedores do jogos, as memórias que realmente ficam são os sorrisos, os momentos de diversão e de partilha de todos os participantes, que foram muito além das quatro linhas do jogo.

Para mais informações sobre o evento, onde a Associação de Futebol de Ponta Delgada recebeu um destaque pela diversidade do grupo apresentada, pode ler, clicando aqui, a notícia feita pela Federação Portuguesa de Futebol.