Clube Desportivo Rabo de Peixe e Clube União Micaelense disputaram, no Campo João Gualberto Borges Arruda, a final da taça de São Miguel, que de por terminada a época desportiva 2022/2023 no escalão de Juniores, em Futebol.

Depois de se sagrar campeão de São Miguel, de ter vencido a Taça Dorvalino Moniz Barreto e de ter falhado a conquista do título regional, a formação dos pescadores queria agora terminar a época com a conquista da Taça. Do outro lado, a formação da Rua dos Mercadores foi vice-campeã, finalista vencido na Taça Dorvalino e vencedora da Taça Gualter Costa, querendo adicionar a Taça de São Miguel ao seu palmarés.

No dia em que se celebrava a autonomia da Região Autónoma dos Açores, a bancada do Campo João Gualberto Borges Arruda estava praticamente cheia, sentido-se um excelente ambiente durante toda a partida, que nunca se chegou a desatar.

Com grande equilíbrio no jogo, nenhuma das equipas conseguiu materializar as várias ocasiões criadas ao longo da partida e o nulo foi persistindo no tempo, durante mesmo até ao apito final de César Andrade. 

Não havendo prolongamento, a decisão do vencedor da Taça foi feita pelo desempate através dos pontapés de grande penalidade. Nesse capítulo, a formação unionista foi superior, convertendo com sucesso todos os cinco penalties cobrado, contra os quatro marcados pela formação de Rabo de Peixe.

Com o resultado, o Clube União Micaelense terminou a temporada 2022/2023 com a conquista da Taça de São Miguel de Juniores, título que poderá juntar à Taça Gualter Costa, conquistada no passado mês de janeiro.

A AFPD felicita todos os jogadores, equipa técnica e estrutura do Clube União Micaelense pela conquista.