A Associação de Futebol de Ponta Delgada conquistou, no passado fim-de-semana, o primeiro Torneio Regional Interassociações (TRIA) de Futebol Masculino da época desportiva 2022/2023, ao vencer o TRIA de Sub-13, disputado em Vila Franca do Campo.

Na preparação para o Torneio, Cláudio Abreu, selecionador da AFPD, convocou os 18 atletas para os duelos com a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e com a Associação de Futebol da Horta, participantes habituais nos Torneios Interassociaçoes.

Com a transmissão, em direto, de todos os jogos na página do YouTube da AFPD - AFPD TV - , que pode consultar clicando aqui, a seleção da AFPD entrou no Torneio com o pé direito, ao vencer, por 3-1, a congénere da Horta, com golos apontados por Tomás Medeiros, Henrique Amem e Lourenço Medeiros. Na 2ª partida do encontro, disputada entre a AF Angra do Heroísmo e da AF Horta, nova derrota para a AF Horta, desta feita por 5-0.

O sábado foi dia de jornada dupla para a turma orientada por Cláudio Abreu e, no primeiro jogo do dia, num jogo muito equilibrado, a nossa seleção venceu a AF Angra do Heroísmo, por 5-3, com golos já em cima do apito final. Tomás Lopes, Diogo Jardim, Lourenço Fernandes e Tomás Medeiros (2) apontaram os golos da nossa seleção. Na 2ª partida do dia, diante da AF Horta, a nossa seleção esteve em desvantagem praticamente até ao final da partida e, já no tempo de compensação, Tomás Lopes apontou o golo que permitiu à seleção da AFPD chegar ao empate (2-2) e somar um importantíssimo ponto. O primeiro golo do jogo foi apontado, ainda na primeira parte, por Tomás Medeiros.

No último dia da competição, foi a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo que disputou dois jogos. No primeiro, diante da AF Horta, um golo tardio de Francisco Xavier - minuto 49 -, permitiu à formação de Angra somar os três pontos, perfazendo um total de 6 pontos, menos um que a AFPD, que somava 7. Por isso, a última partida do Torneio, entre a AFPD e a AFAH, ganhou contornos decisivos para determinar o vencedor do Torneio.

Num jogo verdadeiramente emocionante, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo chegou à vantagem já no decorrer da segunda parte - minuto 31' -, após um excelente cabeceamento de Fandi Fati. 6 minutos depois, Martim Rebelo elevou a vantagem da AF Angra do Heroísmo para 2-0, embora tenho durado muito pouco tempo, uma vez que, precisamente no lance seguinte,  Lourenço Medeiros, num remate de primeira fantástico, reduziu a desvatagem para 2-1.

Ainda à procura da sua felicidade, a seleção da AFPD continuou a pressionar em busca do golo do empate, que surgiu através de Tomás Lopes, que, já dentro do tempo de compensação, respondeu da melhor forma ao pontapé de canto convertido por Lourenço Fernandes e cabeceou para o fundo das redes, numa enorme explosão de alegria nas bancadas.

No recomeço da partida, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo ainda dispôs de uma excelente ocasião para saltar para a frente do marcador, mas Tiago Sousa, com duas excelentes intervenções, segurou o empate que permitiu à Associação de Futebol de Ponta Delgada conquistar o Torneio Regional Interassociações de Sub-13 de Futebol Masculino.

A AFPD congratula todos os jogadores e a equipa técnica pela conquista, realçando todo o empenho e dedicação demonstrados durante o Torneio, felicitando, também, as Associações de Futebol de Angra do Heroísmo e da Horta pelas excelentes participações na competição.