A seleção de Futebol Feminino do escalão de S14 da Associação de Futebol de Ponta Delgada viajou até à ilha do Pico onde, de 6 a 8 de janeiro, disputou a Fase Zonal do Torneio Nacional Interassociações de S14. Em competição estiveram também as seleções das Associações de Futebol de Angra do Heroísmo, da Horta - que foi a anfitriã do Torneio - e da Madeira.

O sorteio ditou que a AFPD defrontasse a AF Madeira na 1ª partida, o que para Nuno Faria, técnico principal da nossa seleção, acabou por limitar um bocado as aspirações do grupo: "Defrontar uma seleção da Madeira, mais completa e madura, no primeiro jogo limitou-nos as aspirações logo à partida, mas a equipa deu uma resposta ainda superior à que esperávamos, demonstrando-se competitiva e com qualidade no seu jogo." 

Depois de um jogo bastante equilibrado, onde a nossa seleção mostrou muita competência e qualidade, a Associação de Futebol da Madeira acabou por vencer por 2-0, com os dois golos a serem apontados já nos últimos minutos da partida.

No dia seguinte, a seleção da AFPD reagiu da melhor forma e venceu a Associação de Futebol da Horta, por 4-0, com golos apontados por Pilar Filipe (2), Sofia Carreiro e Daniela Costa, apurando-se, assim, para a Liga de Bronze na Fase Final do Torneio Nacional Interassociações. No intervalo de tempo entre as duas partidas, houve ainda tempo para um pequeno passeio turístico pela ilha do Pico, com destaque a uma breve passagem pela Casa dos Vulcões.

No final da participação no Torneio, Nuno Faria considerou a prestação da seleção "extremamente positivo", uma vez que "em termos individuais, foi a primeira experiência neste contexto para várias atletas" e reconheceu a importância do Centro de Formação Desportiva de Futebol Feminino da AFPD, que acontece todos os domingos, no Complexo Desportivo da Ribeira Grande: (...) tem um papel fundamental na construção das nossas seleções e não só. É nele que promovemos o Futebol Feminino na nossa ilha e Região, o treino e o relacionamento entre as jogadoras, criando-se um grande espírito de grupo". O treinador, que também conduz os treinos do Centro de Formação Desportiva, acrescentou que o objetivo passa por "potenciar as capacidades das nossas atletas e prepará-las para participare em contextos competitivos exigentes, para que possam ter mais visibilidade e, consequentemente, oportunidades, não esquecendo, também, o valor e qualidade que poderão acrescentar aos clubes que representam".

Relativamente à Fase Final, que se disputará de 28 a 30 de abril, em Leiria, Nuno Faria mostra-se confiante: "Temos um grupo com imenso talento, muito jovem e com grande margem de progressão. Na Fase Final queremos representar bem a nossa Associação, (...) lutar por cada vitória para, quem sabe, trazer o troféu da Liga de Bronze connosco", conclui.

Lembrar que todos os jogos foram transmitidos, em direto, na página do YouTube da Associação de Futebol da Horta e poderá acompanhar todas as incidência do jogo com a AF Madeira, clicando aqui. Para ver o jogo, na íntegra, com a AF Horta, clique aqui.

A AFPD parabeniza cada atleta e toda a equipa técnica pelos resultados obtidos e pela participação, no geral, no geral, deixando também um agradecimento à Associação de Futebol da Horta pela forma como recebeu e acolheu a nossa comitiva.