O Sport Clube Angrense, clube filiado na Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, sagrou-se, à penúltima jornada, Campeão de Futebol dos Açores!

No ano de estreia do novo modelo competitivo da prova rainha de futebol dos Açores - fase única, disputada a duas voltas -, todas as decisões estão definidas. Com 40 pontos somados - 12 vitórias, 4 empates e 1 derrota, o SC Angrense assegurou o 1º lugar e ganhou o direito de participar, na próxima época desportiva, no Campeonato de Portugal. Podendo ainda chegar aos 43 pontos, os encarnados da Rua de São João são, até ao momento, o melhor da ataque da prova (36 golos marcados) e, também, a melhor defesa, com 10 golos sofridos.

Devido ao também novo modelo competitivo do Campeonato de Portugal, duas equipas açorianas, ainda por definir, irão descer ao Campeonato de Futebol dos Açores, o que significa, por sua vez, a descida automática dos 4 últimos classificados do Campeonato de Futebol dos Açores. Já sem hipóteses de salvação, irão descer aos seus respetivos campeonatos de ilha, na próxima época desportiva, o Graciosa Futebol Clube, o Clube de Futebol Vasco da Gama, o Futebol Clube dos Flamengos e o Vitória Futebol Clube do Pico.

Com a manutenção assegurada e presença confirmada para a edição 2022/2023 do Campeonato de Futebol dos Açores estão Boavista Club da Ribeirinha, Sport Clube Lusitânia, Sporting Guadalupe, Sport Clube Marítimo e Grupo Desportivo São Roque.

A Associação de Futebol de Ponta Delgada congratula todo o plantel, equipa técnica e estrutura do Sport Clube Angrense pela conquista.