A Federação Portuguesa de Futebol publicou, na semana passada, os relatórios finais referentes ao Processo de Certificação de Entidades Formadoras FPF da época desportiva 2023/2024.

A Associação de Futebol de Ponta Delgada viu 32 entidades serem reconhecidas pela Federação Portuguesa de Futebol, num total de 36 candidaturas certificadas.

Clube Desportivo Santa Clara/Santa Clara Açores SAD  Futebol e Clube União Micaelense foram os únicos clubes certificados como Entidades Formadoras de 4 Estrelas, mantendo a mesma classificação obtida na última época desportiva.

Surgem como Entidades Formadoras de 3 Estrelas a Associação Clube de Futebol Pauleta, o Benfica Águia Sport, o Clube Desportivo Os Oliveirenses, o Clube Desportivo Rabo de Peixe, o Clube Operário Desportivo, o Futebol Clube Vale Formoso, o Grupo Desportivo São Roque, o Grupo Desportivo Casa do Povo do Livramento e o Vitória Clube Pico da Pedra, sendo improtante salientar que nos dois últimos clubes mencionados (GDCP Livramento e Vitória CPP) foi feita uma candidatura conjunta, ou seja, nas modalidades do Futebol/Futsal Masculino e Feminino, num total de 9 entidades certificadas, mas 11 candidaturas apresentadas.

Águia Clube Desportivo, Capelense Sport Clube, Clube Desportivo de Santo António e Santiago Futebol Clube foram certificados como Escolas de Formação de Futebol de 2 Estrelas, enquanto que Associação Atalhada Futebol Clube, Clube Desportivo Santa Clara, Maia Clube Açores e Remédios Sport Clube dos Açores chegaram ao nível de Escolas de Formação de Futsal de 2 Estrelas. Já a Escola de Futebol Benfica Açores - Azor Sport Club foi reconhecida como Escola de Formação de Futebol de 1 Estrela.

Foram reconhecidos como Centros Básicos de Formação de Futebol/Futsal o Clube de Futebol Vasco da Gama, o Clube Desportivo Vila Franca, o Grupo Desportivo Bota-Fogo, o Marítimo Sport Clube, o Mira Mar Sport Clube, que realizou uma candidatura no Futebol e outra no Futsal, que por sua vez, incluiu as modalidades masculinhas e femininas, o Sporting Clube Ideal, o Clube Desportivo Juventude da Candelária, o Clube Desportivo de Santa Bárbara, o Clube Desportivo Vera Cruz, o Fazenda Sport Clube e o Grupo Desportivo Fenais da Luz, num total de 13 candidaturas certificadas.

A AFPD, através da sua Subcomissão de Certificação, composta por Robert DaCamara, por Rogério Barroso, por Daniela Cardoso e por Vítor Martins, parabeniza todos os seus filiados pelos resultados obtidos, mas, acima disso, por abraçarem o tão importante Processo de Certificação, em prol do desenvolvimento contínuo dos escalões de formação nas modalidades do Futebol e do Futsal nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria.