A Federação Portuguesa de Futebol promoveu, na noite de ontem, a Gala Quinas de Ouro 2023, que, sem esquecer a base - o futebol de formação - prestou uma homenagem àqueles que, na última época desportiva, ajudaram a elevar o Futebol, o Futsal e o Futebol de Praia portugueses pelos quatro cantos do mundo.

Perante um jovem e entusiasmante plateia, composta por atletas dos clubes das 22 Associações Distritais e Regionais de Futebol do país, bem como árbitros dos quadros de cada ADR, num total de meio milhar de jovens em atendência, foram distinguidos clubes pela sua "excelência na formação", entre eles: Caxinas, Poça Barca, CD Nacional, CR Leões Porto Salvo, FC Porto, FC Famalicão, Rio Ave FC, SL Benfica, SC Braga, Sporting CP e ainda Vitória SC.

Além disso, Bernardo Silva e Rúben Dias foram distinguidos por se terem sagrado campeões europeus de futebol, ao serviço do Manchester City. Houve, também, uma distinção feita a Pepe, que recentemente se tornou, não só o jogador mais velho de sempre a disputar um jogo da Liga dos Campeões, mas também o jogador mais velho de sempre a marcar um golo na principal prova de futebol de clubes europeus - registo que pertencia a Francesco Totti.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi  a mais do que merecida homenagem às Navegadoras, a Seleção Nacional de Futebol Feminino, pela sua participação histórica no Campeonato do Mundo. Também a seleção nacional de Sub-19 de Futsal foi distinguida pela conquista, no passado dia 10 de setembro, na Croácia, do Campeonato da Europa do escalão, após vitória na final por 6-2 diante da Espanha, numa partida em que Portugal chegou a estar a perder por 2-0.

Numa das várias atividades da noite, um dos pormenores foi para o sorteio realizado na hora, que permitiu que 16 jovens federados tivessem o direito de entregar, no palco da gala, distinções presentes no alinhamento da Gala, como foi o caso de Rita Viveiros, atleta que representou o Clube Desportivo Os Oliveirenses, e de Anabela Félix, em representação do Clube Desportivo Vera Cruz.

Bê Martins, considerado o melhor jogador do mundo de Futebol de Praia, foi homenageado e Éder, autor do golo que ajudou Portugal a vencer a Final do Euro 2016, em França, recebeu, das mãos do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o estatuto de Embaixador FPF.

Houve ainda espaço e tempo para consagrar todos os campeões nacionais nas diferentes provas e os atletas que, na última época desportiva, realizaram a sua primeira internacionalização AA, numa noite verdadeiramente inesquecível para todos.

A AFPD agradece a presença dos 20 atletas, que orgulhosamente vestiram as cores dos seus respetivos clubes e representaram, também, a nossa Associação.