O passado fim-de-semana ficou marcado pelo arranque oficial da edição 2023/2024 do Campeonato de Futebol dos Açores, organizado pela Associação de Futebol da Horta.

Numa edição diferente, uma vez que, e pela primeira vez desde a sua existência, não contará com a participação de nenhuma equipa da AF Horta.

Além das participações de Clube Operário Desportivo, Clube União Micaelense e Grupo Desportivo São Roque, clubes que participaram na última edição da competição, a AFPD estará ainda representada pelo Benfica Águia Sport, campeão de São Miguel em título, e pelo Vitória Clube Pico da Pedra, clubes que farão a estreia absoluta no Campeonato de Futebol dos Açores.

Em declarações prestadas às redes sociais do Campeonato de Futebol dos Açores, Mário Jorge Andrade, técnico do Benfica Águia espera poder "dignificar o emblema do clube". Para Bruno Vieira, treinador que continuará ao leme do Operário, o principal objetivo passa por apresentar uma "equipa competitiva em todos os jogos e que possa disputar sempre os 3 pontos".

Nélson Silva, técnico do Clube União Micaelense, espera poder "promover o jogador açoriano" e realizar um "campeonato tranquilo". João Oliveira, técnico que assumiu o  Grupo Desportivo São Roque no arranque da temporada, entretanto substituído por Nelo, garante que o seu clube irá "lultar pelos 3 pontos em todos os jogos". 

No comando técnico do VC Pico da Pedra, clube estrente, Ernesto Sousa pretende apresentar uma equipa "competitiva, para alcançar a manutenção de forma eficaz".

No rescaldo da 1ª jornada, destinos diferentes para os vários representantes da AFPD.

Na deslocação ao estádio do Urzelinense, equipa também estreante na competição, o Operário goleou, por 5-0. No duelo micaelense entre Benfica Águia Sport e GD São Roque, divisão de pontos num jogo muito emocionante, que terminou com um empate (2-2).

Já o Clube União Micaelense foi derrotado, na Graciosa, pelo Sporting Guadalupe, por 3-1, e o Vitória Clube Pico da Pedra perdeu, por 2-0, na receção ao SC Praiense.

Na 2ª jornada da competição, agendada para os dias 18 e 19 de novembro, será marcada por dois duelos micaelenses. No Campo de Jogos de São Roque,a formação amarela recebe o Vitória Clube Pico da Pedra, enquanto que, na Lagoa, o Operário estreia-se perante os seus adeptos na receção ao Benfica Águia. O Clube União Micaelense joga, uma vez mais, fora de portas, desta vez na Ilha Terceira, onde tem embate marcado com o SC Angrense.