O Estádio de São Miguel acolheu, no passado dia 10 de maio, a final da Taça de São Miguel 2022/2023, que colocou frente a frente Clube Desportivo Rabo de Peixe e Clube Operário Desportivo.

Depois de ter protagonizado a sua melhor campanha de sempre na Taça de Portugal - oitavos de final - e de ter lutado até à última jornada pelo play-off de subida à Liga 3, o CD Rabo de Peixe queria terminar a época da melhor maneira possível, com a conquista de um troféu. Contudo, do lado do Clube Operário Desportivo, porque, após uma excelente campanha no Campeonato de Futebol dos Açores, onde disputaram a subida ao Campeonato de Portugal até à última jornada da prova, e após a presença na final da Taça de Honra, perdida para o FC Vale Formoso, os fabris queriam também fechar a época em alta, com a conquista da Taça de São Miguel. Estava assim reunidos todos os ingredientes para um grande jogo de futebol!

Numa partida muito equilibrada e com ambas as equipas a não quererem arriscar em demasiada, foi Rafa Benevides a figura em maior destaque. Ao minuto 17, e praticamente na primeira oportunidade de verdadeiro perigo, o atacante do Rabo de Peixe colocou os pescadores na frente do marcador, vantagem que se manteria até ao final da primeira parte. Na segunda parte, o Operário entrou com vontade de alterar o rumo do jogo e, ao minuto 48, um canto de Luiz Maia encontrou Paulo Bessa, que, na antecipação ao guardião Imerson Soares, cabeceou para o fundo das redes, devolvendo a igualdade ao marcador.

Por volta do minuto 74. após alguns maus alívios na área defensiva fabril, Rafa Benevides armou um primeiro remate, defendido de forma incompleta por João Cunha e, na recarga, o avançado confirmou o bis na partida e deixou, uma vez mais, os pescadores em vantagem.

Até ao final da partida, arbitrada por João Branco, a formação orientada por Hélio Oliveira segurou a vantagem e o Clube Desportivo Rabo de Peixe conquistou a 3ª Taça de São Miguel do seu palmarés, depois da última conquista, na época 2017/2018.

A AFPD congratula todos os jogadores, equipa técnica e estrutura do Clube Desportivo Rabo de Peixe pela conquista!

Créditos das fotografias: Francisco Veloso e Henrique Barreira