A Federação Portuguesa de Futebol promoveu, na passada terça-feira (31 de outubro), a quinta edição de capacitação dos profissionais que realizam ações de formação, educação e sensibilização para a proteção da integridade de competições federadas.

A ação de formação decorreu na sede da Associação de Futebol do Porto e contou com a presença de 43 profissionais que, no decurso da presente época desportiva, realizarão ações de formação em clubes que disputam competições profissionais e amadoras, nacionais e distritais, de futebol e de futsal, no masculino ou no feminino.

A ação de formação destinou-se, também, a coordenar a ação federativa de prevenção à burla e ao tráfico humano, recentemente divulgada através da campanha "Tu não estás sozinho", tendo sido distribuído a todos os participantes material de apoio didático para estes fins e igualmente específico para a prevenção do match-fixing e promoção da integridade no futebol e no futsal, temas igualmente abordados nas ações de formação anteriores.

Desde 2017 que a FPF, através de todas as suas Associações filiadas, já realizou mais de duas mil ações de sensibilização, juntando nestas formações mais de 61 mil jogadores. A AFPD, na época transata, realizou cerca de 45 ações de formação, junto dos seus clubes filiados e, também, junto de vários estabelecimentos de ensino.

A Associação de Futebol de Ponta Delgada esteve representada na 5ª edição de capacitação de profissionais para a realização de ações de formação por Daniela Cardoso, nova adição ao Gabinete Técnico da AFPD, que estará responsável pela ministração das ações de formação sobre Ética e Integridade no Desporto e Match-Fixing, no âmbito do Processo de Certificação para a época desportiva 2023/2024.