A Federação Portuguesa de Futebol está de parabéns!



A casa-mãe do Futebol, do Futsal e do Futebol de Praia em Portugal celebra, hoje, o 109º aniversário!

Nas celebrações da data tão marcante, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou um novo recorde de atletas inscritos - são mais de 213 mil praticantes federados em todas as modalidades. No almoço comemorativo dos 109 anos, a FPF atribuiu à Associação de Futebol de Ponta Delgada um reconhecimento pelo contributo assinalável para o feito, sendo que também a AFPD apresenta esta época desportivo um novo recorde máximo de inscrições - são mais de 4 mil inscrições realizadas até ao momento.

No dia em que também se celebraram os 7 anos da Cidade do Futebol, a FPF aproveitou a ocasião para abraçar e lançar um novo projeto: o Walking Football. 
Nesse sentido, foi realizado um convívio entre as Associações de Futebol, sócios de classe e a Direção da FPF, concluído com um jogo desta nova modalidade, uma variante da modalidade do Futebol, que teve lugar nos relvados da sede da FPF e que contou com uma plateia de luxo: a Seleção Nacional Feminina Sub-19.

Na cerimónia, Fernando Gomes, Presidente da FPF, abordou a aposta e a importância que esta nova modalidade pode ter na saúde dos praticantes: "O foco está claramente na prática desportiva e na saúde física e mental, em todas as idades. Pensamos todos os dias em como pode ser útil para o País e este é mais um passo nesse sentido. A FPF lidera pelo exemplo, não tenham dúvidas que o nosso grande objetivo é colocar as pessoas com mais de 50 anos a praticar desporto. Queremos o País a mexer-se, porque os portugueses precisam e a saúde é fundamental", reconheceu.

No que diz respeito ao recorde de praticantes estabelecido, Fernando Gomes apontou ao futuro: Nos atletas federados, o objetivo que traçamos é atingr os 400 mil em 2030. Chegámos aos 213 mil num crescimento que tem sido constante, consistente e sustentado. Recordo que recentemente atingimos recordes no futsal e não tenho dúvidas que estes registos vão continuar a crescer", tendo depois acrescentado:  “Vamos preparar o que aí vem: qualificação para o Euro e, posteriormente, o Mundal da Seleção Nacional AA, presença da Seleção Feminina no Mundial, participações das seleções jovens nos Europeus em 2023 – Portugal é um dos três países que está nas fases finais de sub- 17 sub 19 e sub-21; vamos lutar pelo apuramento das sub-19 feminino e as sub-17 deixaram-nos a garantia de um futuro brilhante não tendo conseguio a qualificação por manifesta infelicidade. Já disputámos 80 fases finais de todas as seleções e queremos sempre mais".