O Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada, irá acolher, no próximo domingo (05 de fevereiro), às 17h30 a final da 17ª edição da Taça de Honra - Luís Bernardo, no escalão de Seniores Masculinos, em Futsal.

A final colocará frente-a-frente as formações do Clube Desportivo Santa Clara "A", uma das equipas que mais vezes venceu a Taça de Honra (total de 3), e do Remédios Sport Clube dos Açores, atual detentor do troféu.

Para Pedro Botelho, técnico da formação encarnada, a chegada à final permitiu não só lutar pelo primeiro título da temporada, mas também "perceber a qualidade do plantel, pois eliminámos, na fase de grupos, duas equipas que militam na Série Açores". Já para José Freitas, treinador da formação dos Remédios a possibilidade de revalidar um título conquistado na época passada é "sinónimo do bom trabalho desenvolvido no Futsal por toda a estrutura do clube e uma recompensa pelo trabalho árduo diários que os atletas e staff fazem".

Recorde-se que, no caminho para a final, o CD Santa Clara "A" liderou a Série B e eliminou nas meias-finais o Fazenda Sport Clube. Já o Remédios SCA foi líder invicto da Série A e ultrapassou, nas meias-finais, a União Desportiva Capitães do Atlântico. Relativamente à final agendada para o próximo domingo, Pedro Botelho espera um jogo complicado, pois é um adversário "com muita qualidade, que está habituada a lutar por títulos e que conta com um excelente treinador e com um grupo de jogadores que joga junto há algum tempo". José Freitas, técnico da formação amarela e preta espera um Santa Clara "forte e altamente motivado pela chegada à final, com um plantel com muita qualidade".

Apesar de se encontrarem na final da Taça de Honra, os dois clubes habitam campeonatos diferentes esta época. Enquanto que o Remédios Sport Clube dos Açores disputa a Série Açores da 3ª Divisão Nacional de Futsal, onde é o atual 3º classificado, com 12 pontos, o Clube Desportivo Santa Clara "A" compete no Campeonato de São Miguel, onde se encontra no 2º lugar, com 21 pontos, com um jogo em atraso por disputar. José Freitas reconhece que há "uma maior pressão" para a formação dos Remédios, mas considera a pressão "boa" e que cabe ao grupo "colocar em prática, na quadra, esse favoritismo que é atribuído aos Remédios". Descartando a ideia de haver favoritos, pois o Santa Clara teve de ultrapassar equipas que jogam na Série Açores para se apurar para a final, Pedro Botelho considera, contudo, que a "pressão e a responsabilidade de ganhar o jogo não está do lado do Santa Clara".

Em semana onde o Santa Clara celebrou o seu 102º aniversário, o técnico da formação encarnada espera conseguir "dar mais uma alegria ao clube e aos sócios", apelando para que os mesmos compareçam em massa no Pavilhão Sidónio Serpa para "desfrutarem daquilo que é a nossa paixão: o Futsal". Já José Freitas acredita que, mesmo não jogando em casa, a equipa irá sentir o apoio dos adeptos, que "traz uma energia muito positiva para os nossos jogadores".

A entrada para a final é totalmente gratuita, por isso, venha fazer parte desta feste e apoie a sua equipa!