O ano civil de 2023 arranca em grande, com a disputa da final da edição 2022/2023 da Taça de Honra - João de Brito Zeferino.

O Estádio Municipal da Ribeira Grande irá receber, no próximo domingo (08 de janeiro), a partir das 15h00, a 54ª final da competição, que colocará frente-a-frente o Futebol Clube Vale Formoso e o Clube Operário Desportivo, duas das equipas com maior história na competição.

Os ingressos para o jogo terão um valor de 3€, sendo que todas as mulheres, crianças até ao 14 anos e/ou portadores(as) de cartão associativo/federativo terão entrada gratuita, mediante levantamento de um convite à entrada do estádio. A partida será transmitida, em direto, na página do YouTube da Associação de Futebol de Ponta Delgada, que poderá aceder clicando aqui.

Na fase de grupos da prova, o Futebol Clube Vale Formoso liderou a Série B, com 13 pontos obtidos em 5 partidas disputadas - 4 vitórias e 1 empate, alcançando, assim, a 4ª presença consecutiva na final da Taça de Honra - vitórias nas épocas 2018/2019 e 2019/2020 e derrota na edição de 2021/2022 -, com um total de 6 Taças de Honra no seu palmarés.

Já o Clube Operário Desportivo fez um percurso 100% vitorioso na Série A e volta a marcar presença na final de uma Taça de Honra, que escapa à formação lagoense desde 1992, sendo que a formação fabril conta com 7 Taças de Honra no seu currículo.

Em antevisão à final, Vítor Cunha, técnico do Vale Formoso, realçou a importância da presença do clube na final, pois "o Vale Formoso tem de estar na luta por todas as competições, apesar de não ter os mesmos recursos que os adversários". O treinador, que comandou o clube na final da última temporada, reconhece que "nunca é fácil defrontar uma equipa da Série Açores, ainda para mais nesta fase, quando já estão com um ritmo competitivo diferente", mas acredita que a sua equipa será "competente e quererá estar à altura do desafio".

Já Sidónio Ferreira, técnico que substitui recentemente André Branquinho no comando técnico do Operário, considera que a final chega no momento certo, pois "houve tempo para trabalhar algumas coisas, mas o objetivo passa por dar continuidade ao bom trabalho feito até ao momento, com o intuito de vencer a Taça de Honra e atacar o Campeonato de Futebol dos Açores". O novo técnico da formação fabril reconhece que a equipa que está no patamar competitivo superior tem sempre alguma vantagem, mas que, na prática, esse fator nada significa e garante que a sua equipa estará com "os níveis motavionais em alto", pois espera encontrar um Vale Fomoso "atrevido, que jogue olhos nos olhos", mas que poderá, ás vezes, baixar as suas linhas, tendo Operário de conseguir "encontrar soluções para ferir o adversário com golos".

A chegada de Sidónio Ferreira ao comando técnico do Operário não alterou a estratégia do Vale Formoso para a partida, pois, segundo Vítor Cunha o treinador do Operário "é muito competente, que conhece a equipa e teve tempo para preparar o jogo, mantendo a restante equipa técnica", tendo o treinador da formação axadrezada aproveitado, ainda, o momento para felicitar André Branquinho pelo trabalho desenvolvido até momento, desejando-lhe a melhor das sortes na sua nova aventura.

Com 75 anos de existência completados muito recentemente - no passado dia 2 de janeiro -, Sidónio Ferreira acredita que a conquista da Taça de Honra é a "melhor forma de presentear o clube e todos os fabris", apelando para o apoio e para a união de todos, porque "o futebol é feito de bons e de maus momentos, mas temos a certeza de que iremos sorrir no final e alcançar os nossos objetivos".

Já Vítor Cunha apelou à mobilização total da massa adepta do Vale Formoso ao Municipal da Ribeira Grande, no domingo, pois "os jogadores e o grupo trabalham imenso por este clube e tudo darão para dignificar o clube, as Furnas e a sua população".