Na penúltima jornada da edição 2019/2020 da Liga NOS, o Santa Clara deslocou-se a Vila do Conde, onde conseguiu somar um empate contra o Rio Ave (2-2) e, desta forma, igualou o recorde pontual alcançado na última temporada (42 pontos).

O jogo até nem começou da melhor forma para a formação açoriana. Depois de dispor de algumas oportunidades, o Rio Ave adiantou-se no marcador à passagem do minuto 23, por intermédio de Taremi. Até ao final da primeira parte, o Santa Clara soube disputar o jogo e até conseguiu chegar à igualdade mesmo antes do intervalo, graças a um golo apontado por Zé Manuel.

Na segunda parte, o Santa Clara conseguiu surpreender o Rio Ave ao dar a cambalhota no marcador, com um golo de Fábio Cardoso, num lance de nova assistência de Costinha (havia assistido também o primeiro golo). A formação orientada por João Henriques tentou segurar a vantagem, mas uma grande penalidade convertida por Taremi, ao minuto 81, acabou por restabelecer a igualdade e ditar a divisão de pontos no final.

Com o empate, o Santa Clara mantém-se na 10ª posição e igualou o seu recorde máximo de pontos na 1ª Liga (42 pontos), alcançado na última época. Já o Rio Ave atrasou-se na corrida pela Europa, não aproveitando da melhor forma o empate caseiro do Famalicão diante do Boavista.

Nas restantes partidas da jornada, o FC Porto goleou o Moreirense por 6-1 e o Benfica também goleou o já despromovido Desportivo de Aves, numa semana muito atribulada para a formação da Vila das Aves, onde a realização do jogo esteve em causa inúmeras vezes. Na luta pelo 3º lugar, o Sporting de Braga perdeu no reduto do Tondela (1-0) e deu ao Sporting a oportunidade de garantir o 3º lugar. Porém, a turma de Rúben Amorim não foi além de um empate em casa diante do Setúbal (0-0) e, por isso, adiou a decisão para a próxima e última jornada.

Na jornada final da atual edição da Liga NOS, o Santa Clara recebe o Vitória de Guimarães, na Cidade do Futebol. O jogo está agendado para as 18H do próximo dia 24 de julho (sexta-feira). Destaque, também, para o dérbi entre o Benfica e o Sporting e ainda o duelo entre Sporting de Braga e FC Porto.

 

Quadro de resultados completo da 33ª jornada:

Rio Ave 2 – 2 Santa Clara

Famalicão 2 – 2 Boavista

Belenenses 1 – 0 Gil Vicente

Vitória SC 1 – 0 Marítimo

Paços de Ferreira 2 – 1 Portimonense

Tondela 1 – 0 Braga

FC Porto 6 – 1 Moreirense

Sporting 0 – 0 Vitória FC

Aves 0 – 4 Benfica