A Associação de Futebol de Ponta Delgada lançou, na passada segunda-feira (1 de junho) o Comunicado Oficial N.º 78, onde apresenta uma alteração no Regulamento de Provas Oficias, sendo aditado o artigo 20.08-A, que consiste em:

20.08-A - Verificando-se a interrupção definitiva ou cancelamento da competição por motivos de saúde pública, decisão governamental ou outro motivo de força maior, o desempate será obtido:

1- Pela realização de um jogo disputado em campo neutro, pelos primeiros classificados empatados à data da suspensão/interrupção da competição.

1.1 - Se as equipas terminarem o jogo empatadas, haverá prolongamento de 30 minutos, dividido em duas partes de quinze minutos cada, sem intervalo, com troca de campo.

1.2 - Caso o empate subsistir, apurar-se-á o vencedor por marcação de pontapés da marca de grande penalidade, nos termos das leis de jogo.

2 - Da impossibilidade da realização do jogo e mantendo-se o empate, exclusivamente por deliberação legal de natureza sanitária ou governamental, a Direção da AFPD decidirá em conformidade.

Esta alteração no Regulamento de Provas Oficiais, que foi aprovado, por unanimidade, numa reunião extraordinária da Direção, realizada a 31 de maio de 2020, surge como resposta ao panorama atual do Campeonato de São Miguel, onde o Santiago FC e o FC Vale Formosos dividem a liderança da tabela classificativa, ambos com 23 pontos.

Para se encontrar o vencedor e participante que irá preencher a vaga deixada na próxima edição do Campeonato dos Açores, a Direção da AFPD informou, no Comunicado Oficial N.º 79, que está a encetar todas as diligências necessárias junto das Entidades Governamentais Regionais competentes em matéria de saúde pública, de forma a se proceder à realização de um jogo entre o Santiago e o Vale Formoso o mais brevemente possível.

Leia, aqui, os comunicados na íntegra:

Comunicado Oficial Nº 78.pdf

Comunicado Oficial Nº 79.pdf