Na 48ª edição da Taça de Honra – João de Brito Zeferino, foi o FC Vale Formoso que levou a taça para casa, conquistando, assim, a 6ª taça do seu historial e a 2ª consecutiva. Para alcançar a vitória, foi preciso ir-se às grandes penalidades, depois de 120 minutos de futebol.

O Campo João Gualberto Borges Arruda encheu-se para acolher a final que colocaria frente a frente as formações do FC Vale Formoso e do Clube União Micaelense. Com uma excelente moldura humana, estavam reunidas todas as condições para um bom espetáculo. 

A partida foi sempre muito equilibrada, sem oportunidades flagrantes de golo e com nenhuma das equipas a conseguir realmente dominar o encontro. O jogo era feito maioritariamente a meio-campo, sempre com intensidade nas disputas de bola. Assim foi a 1ª parte, que terminou com um nulo.

Na 2ª parte, as duas equipas continuaram sem arriscar muito, mas as oportunidades começaram a surgir. E foi assim que, já no último quarto de hora da partida, Beruk Mandefro inaugurou o marcador para a formação do União Micaelense, depois de uma excelente combinação com Miguel Mendonça dentro da área do Vale Formoso. 

Em vantagem no marcador, o União Micaelense recuou um pouco as suas linhas e procurou segurar a vantagem. Já o Vale Formoso fez o contrário: subiu as suas linhas e foi atrás do resultado. 

Já muito perto do minuto 90, um cruzamento de Miguel Rego pela direita criou uma série de ressaltos na área do União Micaelense e Ricardo Varão estava no sítio certo para finalizar e restabelecer a igualdade no marcador.

Terminado o tempo regulamentar, o público foi presenteado com mais 30 minutos de futebol. Durante os 30 minutos complementares, apenas destaque para uma oportunidade de perigo para o Vale Formoso, que levou a bola a embater no poste da baliza guardada por João Botelho.

O principal destaque do prolongamento acabou por ir para o número de expulsões que se verificam. Foram 5, no total: dois jogadores do Vale Formoso e dois jogadores do União Micaelense, sendo ainda expulso um elemento da equipa técnica da formação unionista.

Sem vencedor após o prolongamento, foi preciso recorrer-se à marcação das grandes penalidades para se determinar o vencedor da edição 2019/2020 da Taça de Honra – João de Brito Zeferino.

Aí, o Vale Formoso acabou por ser mais eficaz, convertendo com sucesso as 5 penalidades marcadas, contra apenas 4 do União Micaelense.