Na prova que marcou o arranque da competição oficial para o escalão de Juniores de Futebol na época 2021/2022, o Sporting Clube Ideal revalidou, novamente, o título e sagrou-se tricampeão de São Miguel.

Numa prova dividida em duas fases, a equipa orientada por João Agra foi inserida na Série B, onde terminou no 1º lugar com 21 pontos - 7 vitórias e 1 derrota -, em igualdade pontual com o Clube Desportivo Santa Clara, que fez o mesmo registo. A estes dois clubes juntaram-se, da Série A, o Clube União Micaelense e o Vitória Clube Pico da Pedra, que formaram, na 2ª fase, o Grupo de Apuramento de Campeão.

Aí, e ao fim de 6 jornadas, o Sporting Clube Ideal somou 13 pontos - 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota - e conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Campeonato de São Miguel.

Apesar de a prova ter terminado em dezembro de 2021, a entrega só se realizou no final do passado mês de março, em ocasião de uma partida a contar para a Taça Dorvalino Moniz Barreto.

Depois de conquistar o Campeonato, o Sporting Clube Ideal participou no Campeonato Regional de Juniores , onde defrontou o Futebol Clube dos Flamengos, campeão da Associação de Futebol da Horta, e o Sport Clube Lusitânia, campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.

Numa prova disputada em fase única e concentrada, na ilha de São Miguel, devido às medidas de prevenção da Covid-19 de então, o Sport Clube Lusitânia conquistou a prova, somando 2 triunfos nos 2 jogos que disputou, somando um total de 6 pontos. O Sporting Clube Ideal terminou no 2º lugar, com 3 pontos - 1 vitória e 1 derrota.

A AFPD congratula todo o plantel, equipa técnica e estrutura do clube pela conquista do Campeonato e pela meritória participação no Campeonato Regional.