O dia 3 de outubro de 2021 ficará para sempre gravado na história do Futsal Nacional. Depois de uma caminhada verdadeiramente extraordinária, Portugal destronou a Argentina, detentora atual do título, e sagrou-se, pela primeira vez na sua história, campeão mundial de Futsal.

Após a conquista do Campeonato da Europa, em 2018, Jorge Braz, selecionador nacional, almejou à conquista de uma medalha no Campeonato do Mundo de 2021, que se realizaria na Lituânia.

Com vitórias confortáveis sobre Tailândia (7-1) e Ilhas Salomão (7-0) e um empate com Marrocos (3-3), a seleção das Quinas apurou-se para os oitavos de final da competição.

No embate com a Sérvia, foi preciso o prolongamento para assegurar a passagem aos quartos de final (vitória por 4-3). Nos quartos de final, Portugal tinha encontro marcado com a Espanha, numa reedição da final do Europeu de 2018 e, tal como nessa partida disputada a 10 de fevereiro de 2018, Portugal bateu a Espanha pela 1ª vez numa fase a eliminar de um Mundial - por 4-2 - e seguiu para as meias-finais, onde encontraria a formação do Cazaquistão.

Após empate no tempo regular (1-1) e no prolongamento (2-2), foi preciso a conversão das grandes penalidades para desempatar a partida e apurar o finalista. Aí, a seleção das Quinas superiorizou-se à formação cazaque e carimbou, pela primeira vez na história, a sua presença numa final do Campeonato do Mundo de Futsal.

Diante do atual detentor do troféu, a Argetina, Portugal entrou melhor na partida, com mais controlo e mais oportunidades. Ao minuto 15', altura em que a Argetina jogava com menos um jogador, por expulsão de Cristián Borruto, um potente remate de Pany Varela encontrou as redes adversárias e deixou Portugal em vantagem ao intervalo. Na 2ª parte, ao minuto 28', e após um canto estudado, Pany Varela bisou e deixou Portugal com um maior conforto na partida.

No entanto, essa sensação de conforto foi efémera, uma vez que, no lance exatamente a seguir, um potentíssimo remate de Ángel Claudino fez mexer as redes de Portugal e deixou o resultado em 2-1.

Até ao final da partida, e apesar do sufoco que Portugal teve de atravessar, o resultado não mais se alterou e a Zalgiris Arena explodiu da alegria, em celebração do 1º Campeonato do Mundo da seleção nacional, coroando-se da melhor forma uma caminhada épica.

A AFPD congratula todos os atletas, dirigentes e estrutura técnica que tornaram este sonho uma realidade.