Realiza-se este fim-de-semana a última jornada da primeira volta do Campeonato de Futebol dos Açores, com 5 equipas a terem a possibilidade de terminar a ronda como líderes da prova. Antecipam-se, portanto, encontros de emoções fortes.

A ronda inicia-se na Graciosa, a ilha mais a norte com equipas em competição, com a receção do Marítimo ao Vitória do Pico pelas 10H00 de sábado. A formação de Fernando Santos vem de um empate no Faial, com os visitantes também vindos de resultado positivo, um expressivo triunfo por 3-0 face ao Santiago. Nova conquista dos 3 pontos para os picoenses pode significar a subida ao grupo dos 5 primeiros, algo que não acontece desde a jornada inaugural. 

No mesmo dia, mas à tarde, pelas 16H30, o São Roque entra em campo para enfrentar o último classificado do CFA, o Fayal Sport. Os micaelenses são uma das equipas que podem terminar a ronda no topo da tabela, enquanto a formação visitante quer quebrar o que tem sido tradição e fugir ao posto de 'aflito' na competição, depois de uma jornada em que empataram no seu estádio com o Marítimo da Graciosa, conquistando apenas pela 2ª vez pontos esta temporada.

Ainda em São Miguel, e para fechar o quadro de jogos de sábado, às 19H00, o Santiago recebe o Sporting Guadalupe em Água de Pau em duelo de equipas que ocupam lugares na metade inferior da tabela classificativa. Ambos vêm de derrotas na jornada anterior, com a garantia de que pelo menos uma delas irá fazer melhor do que na 8ª ronda do Campeonato de Futebol dos Açores.

No domingo realizam-se duas partidas, ambas na ilha Terceira, e, curiosamente, envolvendo 4 das 5 equipas que podem terminar a ronda como líderes da competição. Todas as competições reunidas para grandes jogos, a começar às 14H00, com a receção do Boavista da Ribeirinha ao Operário. Os terceirenses levam vantagem de 1 ponto (15 contra 14) à partida para o jogo no Campo da Ribeirinha, eles que vêm de uma vitória fora de portas, na ilha Graciosa, frente ao Guadalupe. Os lagoenses, por sua vez, empataram a uma bola na receção ao Angrense.

E é mesmo com a formação do Angrense que se dá por encerrada a ronda: os encarnados enfrentam o Lusitânia em jogo grande com implicações fortes na luta pelo título. Estes último são os atuais líderes destacados do Campeonato de Futebol dos Açores, com 16 pontos.