O Santa Clara está, pela 2ª vez na sua história, nos oitavos de final da Taça de Portugal. A formação de Daniel Ramos saiu vitoriosa na deslocação a Guimarães, derrotando o Vitória SC pela margem mínima, no domingo. Um grande golo do brasileiro Júlio Romão conferiu o triunfo aos insulares que, no último lance da partida, viram o guardião André Ferreira impedir, em grande estilo, o golo do empate.

Foi a primeira vez que os encarnados saíram vitoriosos da deslocação ao Estádio D. Afonso Henriques, sabendo assim que são uma das 16 equipas que vai fazer parte do sorteio dos oitavos de final da Taça, que se realiza na próxima quarta-feira, dia 16. É a 2ª vez na história que o Santa Clara chega a uma fase tão avançada na competição.

Os terceirenses do Fontinhas, única outro emblema açoriano presente na 4ª eliminatória, foi eliminado de forma dramática (2-1), em sua casa, pelo Fafe. A equipa orientada por Francisco Agatão esteve a vencer, mas um autogolo nos últimos instantes da partida conferiram o empate aos visitantes que, depois de mais 30 minutos de jogo, acabariam por levar a melhor no desempate por grandes penalidades. A equipa da Praia da Vitória acabou o tempo regulamentar com 9 elementos, contra 10 do Fafe.

 

Resultados da 4ª eliminatória:


Vitória SC 0-1 Santa Clara

Fontinhas 1-1 Fafe (3-4, g.p.)

Académico Viseu 3-0 Académica OAF

Sporting 3-0 P. Ferreira

Rio Ave 2-1 Famalicão

Estoril Praia 2-1 Boavista

Cova Piedade 2-3 Moreirense (a.p.)

FC Porto 2-1 Tondela

Benfica 5-0 Vilafranquense

Torreense 1-0 Amora 

Anadia 0-1 CF Estrela

Olímpico Montijo 0-7 Braga

 

Jogos agendados para 23/12:

 

Marítimo - SC Salgueiros

União Leiria - Gil Vicente

BSAD - Espinho

Nacional - Leixões