Depois de quase dois meses de paragem, a Liga Portugal está de regresso para mais uma edição do melhor futebol em Portugal.

A 1ª Jornada trouxe muitos golos e um arranque positivo para o Santa Clara, que conseguiu entrar com o pé direito, depois de vencer o dérbi insular, diante do Marítimo da Madeira, por 2-0.

A jogar num Estádio de São Miguel ainda sem adeptos, o Santa Clara estreou-se na Liga Portugal com duas caras novas no 11 titular: Mikel Villanueva no centro da defesa e Mansur na lateral esquerda. 

As condições adversas que se verificaram durante a partida, nomeadamente o vento forte, exigiram uma adaptação por parte de ambas as equipas e, por isso, o jogo acabou por ser equilibrado, com oportunidades para os dois lados. Na 1ª parte, a formação madeirense jogou com o vento a seu favor, mas não conseguiu capitalizar nesse fator. Na 2ª parte, servindo-se do vento, o Santa Clara conseguiu marcar os dois golos que lhe garantiram a vitória. O primeiro surgiu à volta do minuto 57, quando Thiago Santana desviou um remate de Mansur para o fundo das redes. Mais tarde, ao minuto 72, Thiago Santana respondeu da melhor maneira a um cruzamento milimétrico de Carlos Carvalho e bisou na partida.

Com a vitória alcançada, o Santa Clara conseguiu novamente fazer história, sendo que esta foi a primeira vez, em seis presenças, que a formação açoriana conseguiu vencer a partida inaugural da 1ª Liga Nacional de Futebol. O Santa Clara ocupa agora a 3ª posição da tabela, apesar de ter os mesmos pontos do que Benfica, Porto, Moreirense e Beleneses.

Nas restantes partidas da jornada, o Benfica de Jorge Jesus respondeu da melhor maneira à eliminação da Liga dos Campeões e goleou o Famalicão por 5-1. Já o FC Porto, campeão em título, iniciou a defesa do campeonato com uma vitória caseira sobre o Sporting de Braga, por 3-1. A formação bracarense ainda entrou a ganhar no jogo, mas a equipa orientada por Sérgio Conceição virou o resultado ainda na 1ª parte. Destaque, ainda, para o adiamento da partida entre Sporting e Gil Vicente, devido ao surto de casos que houve em ambos os clubes.

A jornada inaugural da edição 2020/2021 da Liga Portugal será encerrada hoje, pelas 18h45, quando o Portimonense receber o Paços de Ferreira.

Na próxima jornada, o Santa Clara tem o seu primeiro teste de fogo, pois a formação encarnada irá defrontar o Sporting de Braga. A partida está agendada para as 19h30 do próximo dia 25 de setembro (sexta-feira).

 

Resultados completos da 1ª Jornada: 

Famalicão 1 - 5 Benfica

V. Guimarães 0 - 1 Belenenses SAD

Nacional 3 - 3 Boavista

Sporting - Gil Vicente - Adiado

FC Porto 3 - 1 Sporting de Braga

Santa Clara 2 - 0 Marítimo 

Moreirense 2 - 0 Farense

Tondela 1 - 1 Rio Ave

Portimonense - Paços de Ferreira - A realizar hoje - 18h45