Durante a tarde de ontem, a Associação de Futebol de Ponta Delgada lançou o Comunicado Oficial N.º 10, que traz diversas novas informações relativamente ao arranque da época desportiva 2020/2021 e todas as normas para que a mesma possa ter o seu início.

Depois de uma reunião realizada com os clubes de futebol, na passada segunda-feira (1 de setembro), a direção da AFPD anunciou, em comunicado oficial, que a competição no escalão de Seniores, em Futebol, irá arrancar no próximo dia 27 de setembro, com o Campeonato de São Miguel, ao invés da Taça de Honra - João de Brito Zeferino, como tem acontecido nos últimos anos. As competições do escalão de Juniores (Juniores "A") e Juvenis (Juniores "B") terão começo no próximo dia 4 de outubro, também com o Campeonato de São Miguel. A 10 de outubro arranca o Campeonato de São Miguel de Iniciados (Juniores "C") e a 17 de outubro serão inauguradas as competições dos escalões de Infantis (S12 e S13). Por fim, a 24 de outubro serão principiadas as competições de Benjamins (S10 e S11).

Além disso, a Direção da AFPD anunciou que os sorteios para as respetivas competições irão decorrer já na próxima sexta-feira (11 de setembro), das 18h00 às 19h00, no auditório da sede da Associação, sendo solicitada a presença de 1 representante de cada clube associado.

No mesmo Comunicado, a Direção da AFPD informa que todos os clubes associados e com atividade no Futebol ou Futsal na época 2020/2021 terão de elaborar um Plano de Contingência Específico (PCE) próprio, centrado nas suas atividades de treino e de competição. O documento deverá ser entregue na AFPD até ao próximo dia 18 de setembro. Até ao mesmo dia, todos os clubes associados com atividade deverão fazer chegar à AFPD os Manuais de Procedimentos da Utilização e Funcionamento de Instalações Desportivas, sendo que a não entrega dos documentos determinará a intervenção do Conselho de Disciplina.

Por fim, a Direção da AFPD não autorizou a realização de qualquer jogo de carácter particular, seja em Futebol ou em Futsal, que envolvam a participação de equipas/jogadores não inscritos, tratando-se de uma situação que configura uma infração legal punível da responsabilidade do promotor.

Pode ler o comunicado na íntegra, clicando aqui.