A AF Ponta Delgada tem incentivado a evolução do Futsal Adaptado, nos últimos anos, com o objetivo de incluir todos os atletas e promover a prática do desporto para todos.

Depois do sucesso alcançado pelo Laranjeiras Clube, na época passada, o CD Santa Clara, na corrente temporada, fez história ao ser a primeira equipa na história da Região a participar na fase final da Taça de Portugal.

Depois de, a nível interno, ter vencido a Taça de Honra e encontrar-se no 1º lugar do Campeonato de São Miguel, o CD Santa Clara aguarda o sorteio para os quartos de final da prova, que se disputarão no fim-de-semana de 15 e 16 de fevereiro, na Vila de Celorico de Basto, em Braga. A formação micaelense irá participar na competição com os escalões de Juniores e Seniores.

Por cá, ao longo da época, serão disputadas 3 competições: a Taça de Honra, que terminou no dia 1 de dezembro de 2019; o Campeonato de São Miguel, que se encontra na 4ª jornada; e ainda a Taça de São Miguel, que tem arranque previsto para o final do mês de março.

As provas são compostas por várias equipas, nomeadamente a Aurora Social – Associação Promoção de Emprego Apoiado (ASAPEA), o Clube Desportivo Santa Clara (CDSC), o Laranjeiras Clube (LC), a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo (SCMVFC) e a Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia (SCMDESM).

Atualmente está a disputar-se o Campeonato de São Miguel, sendo que, no último fim-de-semana, realizou-se a 4ª jornada da prova, no Açor Arena. 

A próxima jornada está marcada para a manhã do dia 1 de março, no Pavilhão da Escola Básica Integrada da Maia.