Foi à 11ª jornada da Liga NOS que o Santa Clara rececionou o primeiro dos três grandes no Estádio de São Miguel. No passado sábado, Santa Clara e Benfica mediram forças, num jogo bastante equilibrado.

O Santa Clara aproveitou a entrada em falso do Benfica e criou as primeiras situações de perigo. Aos 17 minutos, a formação orientada por João Henriques adiantou-se no marcador, depois de um cabeceamento certeiro de Carlos Carvalho. Até ao intervalo, o Santa Clara conseguiu segurar a vantagem, dispondo, inclusivamente, de algumas oportunidades para dilatar o resultado.

Na 2ª parte, o Benfica entrou com uma nova atitude e procurou reagir cedo ao resultado negativo. Aos 54 minutos, Carlos Vinícius, que havia entrado ao intervalo para o lugar de Florentino, empatou a partida. 

Já com dificuldades visíveis a nível físico, o Santa Clara começou a baixar as suas linhas e procurou explorar o contra-ataque. Com maior controlo sobre a posse de bola e mais espaço para jogar no seu meio campo ofensivo, o Benfica foi dispondo de várias oportunidades, até que ao minuto 78 da partida, Pizzi bateu o guarda-redes Marco Rocha e completou a cambalhota no marcador. Até ao final do encontro, o resultado não viria a sofrer mais alterações, apesar da flagrante oportunidade que Ukra dispôs, já ao cair do pano.

Apesar da boa exibição da formação açoriana, o Santa Clara não conseguiu levar qualquer ponto da partida e, assim, caiu para a 11ª posição, sendo ultrapassado pelo Rio Ave, pelo Sporting de Braga e está em igualdade pontual com o Gil Vicente, equipas que venceram as suas respetivas partidas.

Nas restantes partidas da jornada, destaque para a vitória do FC Porto no dérbi frente ao Boavista. Alex Telles apontou o único golo da partida. Já o Sporting também venceu o dérbi frente ao Belenenses, graças a um bis de Vietto já no segundo tempo e aproveitou o empate caseiro do Famalicão (3-3), frente à formação do Moreirense. No dérbi do Minho, o Sporting de Braga levou a melhor sobre o Vitória de Guimarães, depois de uma vitória por 2-0.

Prestes a realizar-se mais uma paragem para compromissos internacionais, não houve alterações no topo da tabela: o Benfica continua líder isolado, com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto, que mantém a perseguição. O Famalicão continua a segurar 3º lugar, apesar de ver a Sporting aproximar-se, tendo o Famalicão uma vantagem de 4 pontos para a formação leonina. Como já foi referido, o Santa Clara ocupa a 11ª posição, fruto dos 13 pontos somados.

Quadro de resultados completo da 11ª jornada:

Aves 1 – 2 Gil Vicente

Rio Ave 1 – 0 Vitória FC

Santa Clara 1 – 2 Benfica

Famalicão 3 – 3 Moreirense

Marítimo 1 – 1 Portimonense

Paços de Ferreira 1 – 0 Tondela

Sporting 2 – 0 Belenenses

Vitória SC 0 – 2 Braga

Boavista 0 – 1 FC Porto