No final da tarde de domingo, o Nonagon abriu as portas do seu auditório para receber uma noite de muita emoção, de muitas homenagens, mas, acima de tudo, uma noite de muita celebração.

Nesta 2ª Gala AFPD, comemorativa do 95º aniversário da Associação de Futebol de Ponta Delgada, foram feitas 31 homenagens, nas mais variadas categorias.

Numa cerimónia conduzida por Rui Almeida, a primeira categoria a ser distinguida foi a do “Dirigismo”. Lá, Vítor Brum de Sousa e Manuel de Sousa Castelo (título póstumo) foram distinguidos. 

Depois de se referenciar os dois dirigentes que tanto fizeram pelos seus respetivos clubes, aproveitou-se para congratular os 12 dirigentes que, recentemente, concluíram com aproveitamento o Curso de Formação Inicial de Dirigentes, levado a cabo pela Portugal Football School.

Depois de um dos vários momentos musicais da noite, da autoria do Conservatório Regional de Ponta Delgada, foi introduzida a segunda categoria da noite: “Atletas”. Esta categoria dividiu-se em 4 subcategorias: Prémio Carreira, Prémio Carreira no Exterior; Prémio Carreira do Exterior e Prémio Formação.

Na 1ª subcategoria, foram homenageados nomes de gerações mais antigas, como Manuel Tavares (Viola), Manuel Rita, Manuel Resendes (Pauleta) e Isaías Pontes, bem como figuras ainda no ativo ou recentemente retiradas da prática desportiva, como são os casos de Luís Soares, Carlos Arraial (Minhoca), Diogo Fonseca e Paulo Clemente. Na 2ª subcategoria, destacou-se a carreira do antigo defesa central, Luís Teves. Do Exterior, foram referenciadas as carreiras de Sebastião Pessanha, Juranir da Cunha e Danildo Accioly, que recentemente abandonou os relvados. No lado oposto, também se homenageou aqueles que ainda estão a dar os primeiros passos nas suas carreiras futebolísticas, como são os casos de Rodrigo Lima e Vitória Almeida, homenageados destacados com o “Prémio Formação”.

Como o futebol não é um jogo de individualidades, mas sim do coletivo e do trabalho de equipa, a Associação de Futebol de Ponta Delgada também aproveitou para prestar a devida homenagem à seleção feminina de sub-14, à seleção de sub-19 e à seleção “A” AFPD, pelos positivos resultados alcançados.

Sempre intercaladas por momentos musicais, protagonizados pelo grupo musical ConcentusPerTempora-Ensemble, do Conservatório Regional de Ponta Delgada, foram-se avançando nas categorias, sendo feita uma homenagem ao Clube Vasco da Gama (Prémio Diáspora) e também um reconhecimento pelo projeto solidário “Sentir a Liberdade com o Futebol”. Na categoria de “Comunicação Social” foram louvadas as carreiras de João Patrício e Marco Borges (título póstumo).

Antes de se entrar nas categorias de sócios de mérito e sócios honorários, foi feita uma homenagem a Rui Manhoso, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, como personalidade externa à AFPD.

Entrando-se nas últimas categorias da noite, Nélson Moniz, Luís Silva, Henrique Bem-David (título póstumo), Luís Cabral e João Costa foram distinguidos como sócios de mérito da Associação de Futebol de Ponta Delgada.

A maior homenagem da noite foi reservada a Emanuel Macedo de Medeiros. O CEO da SIGA (Sports Integrity Global Alliance) foi distinguido como sócio honorário da Associação e expressou toda a sua satisfação e orgulho por voltar à sua terra-natal e receber esta homenagem.

No final da noite, cantou-se os parabéns a mais um ano de história da Associação de Futebol de Ponta Delgada e o evento fechou com o soprar das velas do bolo de aniversário, que depois foi distribuído por todos os convidados presentes.

Na 2ª Gala AFPD, destaque para as presenças de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso e Pedro Resendes (Pauleta), diretores na mesma instituição. Também a presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calista, o Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, e o Diretor Regional do Desporto, António Gomes, estiveram presentes na noite de celebração da 2ª Gala AFPD.

Além disso, nota também para a presença de inúmeros sócios de mérito e honorários da Associação, bem como clubes associados da mesma. Por fim, destaque para as 17 Associações de Futebol do país que se fizeram representar na 2ª Gala da Associação de Futebol de Ponta Delgada.