Quase 10 anos depois da sua última conquista, o Sporting Ideal conquistou a 6ª Taça de São Miguel de Seniores. O triunfo por 4-1 diante do Desportivo Rabo de Peixe só surgiu no prolongamento.


Pelo 3º ano consecutivo, o Estádio de São Miguel acolheu a final da Taça de São Miguel de Seniores, agendada para as 18h do dia 19 de maio. Com uma casa composta e excelente tempo para a prática do futebol, a bola começou a rolar. E, ainda nem todos os adeptos tinham encontrado o seu lugar, já César Andrade, árbitro escolhido para orientar a partida, apontava para a marca da grande penalidade, depois de um derrube na área do Sporting Ideal. No entanto, Emanuel Costa não conseguiu maximizar a oportunidade, graças a uma excelente intervenção do guardião do Sporting Ideal, Imerson Soares.


Depois da entrada calorosa no jogo, o mesmo começou a esfriar. Nenhuma das equipas conseguia criar grandes oportunidades de golo e o jogo concentrava-se praticamente no meio-campo, sempre em lances divididos. As poucas ameaças de golo iam surgindo via bolas paradas e cruzamentos para as áreas.  E foi mesmo assim que, à passagem do minuto 22, o Desp. Rabo de Peixe inaugurou o marcador. Depois de uma bola enviada para a grande área, o central da formação “azul”, Aragão, cabeceou a bola para a primeira explosão de alegria no estádio.


O golo fez bem ao jogo. O Sporting Ideal começou a procurar a baliza adversária e isso deu mais espaço para ambas as equipas jogarem o seu jogo. No entanto, a partida foi para o intervalo com a vantagem do Desp. Rabo de Peixe.


Durante o intervalo, houve tempo para galardoar os êxitos da formação de ambos os clubes. Primeiramente, foi entregue a Taça Armando Fontes à equipa de sub-12 do Sporting Ideal, vencedora do troféu. Seguidamente, foi a vez do Desp. Rabo de Peixe celebrar a conquista da Taça Pauleta por parte da equipa de sub-13. Pouco depois, deu-se início à 2ª parte.


E se o jogo arrancou com uma clara oportunidade de golo, a 2ª parte começou mesmo com um golo. Logo ao minuto 47, Paulo César aproveitou uma bola perdida na área do Desp. Rabo de Peixe para restabelecer a igualdade no jogo (1-1). O Sporting Ideal deu seguimento ao bom arranque que deu na 2ª parte, mas não foi capaz de completar a reviravolta no marcador. Depois desses 15 minutos de maior ascendente do Sporting Ideal, o Desp. Rabo de Peixe voltou a equilibrar e o jogo parecia poder pender para qualquer lado. 


No entanto, os 90 minutos de tempo regulamentar foram insuficientes para se encontrar um vencedor, pelo que foram necessários 30 minutos adicionais de futebol. No prolongamento, o desgaste físico foi notório em ambas as equipas, mas mais evidente no Desp. Rabo de Peixe, que acabou por não aguentar o ritmo. Desta forma, ao minuto 99, o Sporting Ideal colocou-se pela primeira vez na frente do marcador, por intermédio de Paulo César. O avançado do Sporting Ideal bisou na partida e deixou o Sporting Ideal um passo mais perto da conquista da Taça. 


A partir desse momento, o Desp. Rabo de Peixe foi à procura do golo, acabando por abrir espaços na defesa e, na segunda parte do prolongamento (minuto 113), o Sporting Ideal dilatou a vantagem para 3-1, através de um canto direto cobrado por João Ventura. Já mesmo em cima do apito final, João Ventura selou a partida com um pontapé fantástico, assinando também um bis.


O Desp. Rabo de Peixe falhou o objetivo de conquistar a Taça de São Miguel pelo 2º ano consecutivo. Já o Sporting Ideal, depois de garantir a manutenção no Campeonato de Portugal (CP), fechou a época da melhor forma, com a conquista da sua 6ª Taça de São Miguel.