A final da edição 2018/2019 da Taça Dorvalino Moniz Barreto, no escalão de Juniores “A”, disputada entre o Sporting Ideal e o União Micaelense, só foi decidida através do desempate por grandes penalidades.


No jogo que se realizou no dia 1 de maio (Dia do Trabalhador), no Campo João Gualberto Borges Arruda, na Lagoa, o empate entre as duas equipas teimava em permanecer. No final do tempo regulamentar do jogo, o resultado era um empate a 2.


O União Micaelense inaugurou o marcador ao minuto 13, por intermédio de Henrique Barata. Mas o Sporting Ideal respondeu ainda na primeira parte, ao minuto 38, chegando ao empate através de um golo apontado por Luís Pereira. 


Logo no arranque da 2ª parte, o União Micaelense voltou a ganhar vantagem sobre o Sporting Ideal, desta vez por intermédio de José Pacheco, já perto do apito final, Luís Pereira bisou na partida e adiou a decisão da final para as grandes penalidades.


Na marca dos 11 metros, o Sporting Ideal foi mais eficaz, marcando 3 dos 4 penaltis convertidos, contra apenas um marcado pelo União Micaelense.


Com a vitória alcançada, o Sporting Ideal sagrou-se o vencedor da edição 2018/2019 da Taça Dorvalino Moniz Barreto, em Juniores “A”.