O Selecionador Nacional de futebol feminino chamou 20 jogadoras para o primeiro estágio da Equipa das Quinas em 2018.  A formação lusa vai realizar dois jogos de preparação em São Miguel, Ponta Delgada, frente à congénere da República da Irlanda.

O primeiro encontro está agendado para 18 de janeiro, às 18h00, enquanto que o reencontro com as irlandesas será disputado três dias depois, às 16h00.

Na lista de eleitas de Francisco Neto, o destaque recai no regresso da capitã Cláudia Neto e na estreia de Francisca Cardoso.

Qualificação para o Mundial no horizonte

Os jogos de preparação com a República da Irlanda servem os interesses de preparação de portuguesas e irlandesas, que se encontram a disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2019.

A armada lusa já realizou três partidas de qualificação no Grupo 6 de qualificação, frente à Bélgica (derrota por 1-0), Moldávia (vitória por 8-0) e Itália (derrota por 1-0). O próximo encontro de apuramento está marcado para abril, frente à Bélgica.

Depois da primeira participação no Europeu, Portugal sonha com a estreia na fase final do Mundial de 2019, que irá decorrer em terras gaulesas.

A formação lusa disputou, sem êxito, o apuramento para os Campeonatos do Mundo de 1999 (EUA), 2003 (EUA), 2007 (China), 2011 (Alemanha) e 2015 (Canadá).

A melhor prestação portuguesa aconteceu na penúltima tentativa, na qualificação para o Mundial de 2011. Portugal garantiu o 3.º lugar no grupo em que estava inserido, com 12 pontos conquistados em 24 possíveis. 

Depois dos encontros com a República da Irlanda, Portugal irá disputar a edição 2018 da Algarve Cup, prova que servirá, também, para ensaiar a qualificação do Mundial-2019.

Eis a lista de convocadas: 

Atalanta Mozzanica - Carolina Mendes
Brescia Feminile - Mónica Mendes
Estoril Praia - Ana Rita Viegas
Levante UD - Jéssica Silva
Rodez Aveyron - Raquel Infante
SC Braga - Sílvia Rebelo, Vanessa Marques, Dolores, Francisca Cardoso, Andreia Norton
Sportng CP - Patrícia Morais, Ana Borges, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Joana Marchão, Carole Costa, Diana Silva, Inês Pereira, Ana Capeta
VFL Wolfsburg - Cláudia Neto