A viver uma época de sonho, os Remédios Sport Clube dos Açores esperavam fechar a temporada com a cereja no topo do bolo: a conquista da 1ª Taça de São Miguel. Do outro lado, o Grupo Desportivo Casa do Povo do Livramento, também a viver uma excelente época - que não se materializou em títulos -, tinha, na Taça de São Miguel, a última oportunidade para conquistar alguma glória, esta temporada.

Estava assim lançados os dados e reunidas todas as condições para uma grande final, na Ronda 2 entre os Remédios SCA e o GDCP Livramento, que se tinham defrontado na final da Taça de Honra, no início da época.

Com o Pavilhão Sidónio Serpa a responder a força - com muitos adeptos nas bancadas -, as duas equipas entraram em campo percebendo o que se avizinhava - uma final -, e, por isso, os primeiros minutos foram retirados para estudar a estratégia do adversário. O que acabou por ser uma entrada menos intensa acabou por se estender quase até ao final da 1ª parte, com as primeiras oportunidades a surgirem nos últimos 5 minutos da 1ª parte. Foi mesmo preciso esperar pelo minuto 19 para que alguém atirasse a contar. Diogo Dias, um dos jogadores de maior destaque do Livramento, atirou a formação azul para a frente do marcador. A resposta foi, no entanto, praticamente imediata. Ainda se festejava nas bancadas e Nuno Ribeirinha trazia a igualdade de volta ao marcador, deixando o resultado ao intervalo em 1-1.

Na 2ª parte, as duas equipas entraram determinadas em tomar conta do jogo e a virarem o resultado a seu favor e, num espaço de 4 minutos, foram apontados 5 golos: aos 27', Simão Campo colocou os Remédios na frente; no mesmo minuto, Diogo Dias bisou e restabeleceu o empate; ao minuto 28', Nuno Ribeirinha também bisou e voltou a levar os Remédios para a frente do marcador; no minuto seguinte, Frederico Figueiredo, capitão dos Remédios, desviou, de forma infeliz, a bola para a sua própria baliza, voltando a trazer a igualdade ao marcador e, ao minuto 30', Simão Campos bisou, fez o 4-3 e terminou esta sequência de golos.

Com o resultado sempre equilibrado, a 2ª parte ficou marcada por este vaivém constante, com oportunidades a choverem para os dois lados. Aos 34' minutos, Rodrigo Viveiros voltou a deixar tudo empatado na final, mas, nos minutos seguintes, a experiência do plantel dos Remédios ajudou a virar a final a favor da formação da Bretanha: já tapada por faltas, a formação do GDCP Livramento acabou por cometer a 6ª falta, que deu origem a um livre de 10 metros, convertido da melhor maneira por Alex Silva; minutos depois, e numa altura em que o Livramento jogava com guarda-redes avançado, uma interceção de Frederico Figueiredo, ainda no meio-campo adversário, acabou por encontrar as redes adversários, deixando os Remédios com uma vantagem de 2 golos, com pouco mais de 3 minutos por se jogar.

Na investida final, já no minuto 40', Rodrigo Viveiros - bisou na partida - ainda tentou reviver as esperanças do Livramento, mas já não houve tempo para mais e os Remédios Sport Clube dos Açores asseguraram a conquista da 1ª Taça de São Miguel do seu palmarés, depois de terem assegurado a manutenção (com um 3º lugar) na Série Açores de Futsal e de terem conquistado também a 1ª Taça de Honra.

No final da partida, destaque para o enorme fair-play demonstrado pelos dois clubes e em especial por todos os adeptos presentes, que continuaram a apoiar as suas equipas, já mesmo depois do final do encontro, criando um fantástico ambiente para a disputa de uma final.

A AFPD congratula todo o plantel, equipa técnica e estrutura dos Remédios Sport Clube dos Açores pela conquista, deixando, também, uma palavra de apreço ao GDCP Livramento pela caminhada feita na prova, bem como a todos os outros clubes participantes.