O pavilhão da Escola Secundária da Lagoa encheu as suas bancadas para acolher a final da Taça de Honra – Luís Bernardo.

Com uma moldura humana fantástica, CD Santa Clara “B” e CE Vila Franca do Campo subiram à quadra para disputar a final da prova que começou em meados de outubro. O CE Vila Franca do Campo marcou a sua presença na final ao terminar a Série “A” na 1ª posição, com 12 pontos somados. Já o CD Santa Clara “B” foi o vencedor da Série “B”, com 9 pontos somados.

Reunidas todas as condições, o árbitro Nuno Estrela apitou para que a bola começasse a rolar no pavilhão. 

O CD Santa Clara “B” entrou algo hesitante na partida, com alguns passes falhados e algum desacerto na hora do remate. Pelo outro lado, o CE Vila Franca do Campo foi muito competente e eficaz, quando tinha a bola E isso traduziu-se numa vantagem de 2 golos nos primeiros 15 minutos: primeiro por Hugo Fernandes, aos 6 minutos, na sequência de um pontapé de canto, e depois por Rui Amaral, ao minuto 11, num excelente contra-ataque.

Apesar de ter mais posse de bola e de dispor de inúmeras oportunidades, o CD Santa Clara “B” não estava a conseguir aproveitar, destacando-se também a segura exibição do guardião do CE Vila Franca do Campo, Diogo Cabral. 

Até ao apito para o final da 1ª parte, o melhor que o CD Santa Clara “B” conseguiu foi reduzir para 2-1, por intermédio de Sérgio Melo. Mas o golo teve resposta imediata, uma vez que, no mesmo minuto, Marco Martins voltou a colocar o CE Vila Franca do Campo a vencer por 2 golos de diferença.

Na 2ª parte, o CD Santa Clara “B” estava determinado em virar o resultado e entrou a todo o gás. Nos primeiros 5 minutos da 2ª parte, a formação encarnada conseguiu a cambalhota no marcador. Aos 24 minutos, Sérgio Melo empatou a partida. No mesmo minuto, Diogo Dias completou a reviravolta e, apenas um minuto depois, Diogo Dias voltou a marcar, levando o resultado para 4-2.

Apesar da entrada muito forte do CD Santa Clara “B”, a formação do CE Vila Franca do Campo não atirou a toalha ao chão e foi atrás do resultado. Abrindo mais espaços na procura do golo, a formação de Vila Franca do Campo acabou por sofrer o 5º golo, apontado por Ronaldo Bernardo. 

Já quando se caminhava para os derradeiros minutos, o CE Vila Franca do Campo voltou a marcar, por intermédio de Emanuel Medeiros. Mas, a 3 minutos do final da partida, Daniel Gaspar fez o 6-4 e deitou por terra a possibilidade de o CE Vila Franca do Campo chegar ao empate. 

Depois do apito final do árbitro Nuno Estrela, o CD Santa Clara “B” celebrou a conquista da Taça de Honra – Luís Bernardo, num jogo muito bem disputado, com as duas equipas a procurarem incansavelmente o golo e com uma atmosfera fantástica criada por todos aqueles que se encontravam nas bancadas.

Durante a partida, foi feita uma campanha de solidariedade, onde todos os donativos foram, no final do jogo, entregues ao Lar de Jovens do Centro Social de Nossa Senhora do Rosário.