Após um interregno de dois anos, devido à pandemia causada pela Covid-19, a Taça de São Miguel regressou, com o Estádio de São Miguel a ser o palco eleito para a disputa da final, à semelhança do acontecido em 2019.

Na edição 2021/2022 da prova, que contou com a participação de 13 equipas, Clube de Futebol Vasco da Gama e Benfica Águia Sport conseguiram ultrapassar toda a competição e chegar à grande final. O Benfica Águia, que participou em todas as eliminatórias, venceu o CD Os Oliveirenses (6-3), o Águia CD (3-0) e, na meia-final, eliminou o GD São Roque (1-0). Já o emblema vascaíno, que apenas entrou em competição nos quartos de final, eliminou o FC Vale Formoso (2-0) e, nas meias-finais, o VC Pico da Pedra (4-3).

Agendado para as 18H do dia 01 de maio (domingo), e em ocasião da celebração do Dia da Mãe, os jogadores de ambas as equipas entraram em campo com as suas mães, esposas e/ou companheiras, num boninto gesto que marcou os momentos antecedentes ao apito inicial.

Momentos depois, Duarte Travassos, um dos mais experientes árbitros dos quadros da AFPD, deu ordens para a bola rolar no Estádio de São Miguel.

Após meia hora sem claras oportunidades de golo, onde o CF Vasco da Gama dava a iniciativa de jogo ao adversário, que bem tentava, mas mostrava dificuldades em furar a teia defensiva montada por Basílio Almeda, um mau atraso de Beny deixou Ruben Pestana isolado e, na cara de Rodrigo Botelho, o talentoso jogador não hesitou e finalizou com muita classe - com um chapéu -, para colocar o CF Vasco da Gama na frente do marcador.

Apenas 9 minutos depois, uma bola atirada para as costas da defensiva do Benfica Águia encontrou Miguel Rego, que, também com muita categoria, tirou Rodrigo Botelho do caminho e finalizou com toda a tranquilidade, ampliando a vantagem da formação vila-franquense.

Na 2ª parte, a receita do CF Vasco da Gama era exatamente a mesma: dar a bola e a iniciativa ao adversário, defender em bloco baixo, e sair em contra-ataque com transições rápidas, beneficiando os passes longos em profundidade. E foi exatamente assim que nasceu o 3º golo, ao minuto 65: uma bola em profundidade voltou a encontrar Ruben Pestana, que foi mais rápido do que o defesa do Benfica Águia e, com uma ajuda do poste, fez o bis e praticamente sentenciou a partida.

Minutos depois, momento de infelicidade para Rodrigo Moniz, jovem jogador do Benfica Águia, que após uma queda no relvado, precisou de ser assistido e transportado por uma ambulância para uma instalação hospitalar, aproveitando a AFPD este momento para desejar as rápidas melhoras ao atleta!

Até ao final do encontro, o resultado não se viria a alterar e o CF Vasco da Gama assegurava, assim, a conquista da 1ª Taça de São Miguel, juntando-a à Taça de Honra, conquistada em janeiro.

No final da partida, em conversa com a AFPD, Basílio Almeida, técnico do Clube de Futebol Vasco da Gama, mostrou-se muito orgulhoso pela forma como a equipa interpretou a sua ideia de jogo e, acima disso, por ter conseguido ajudar o clube a chegar à conquista da 1ª Taça de São Miguel do seu palmarés.

A AFPD endereça votos de congratulação ao CF Vasco da Gama pela conquista, mas gostaria também de destacar o excelente comportamento do Benfica Águia Sport durante todo o jogo, mas especialmente na fase final, com o fair-play demonstrado através da "guarda de honra" feita ao clube vencedor. Um excelente exemplo que não será esquecido!