Arranca esta terça-feira, 8 de junho, a 18ª e última jornada do Campeonato de São Miguel. Na ronda passada foi coroado o campeão, CF Vasco da Gama, mas ainda há lugares em disputa e, por esse motivo, perspetiva-se uma interessantíssima jornada de futebol. 

Logo mais, às 20h30, Marítimo SC e CD Santo António dão o pontapé de saída à última jornada da prova. Ambos vêm de derrotas e, querendo terminar com um resultado positivo, quererão inverter o recente rumo dos acontecimentos. Recorde-se que os maritimistas chegaram a liderar a prova, com pretensões, agora, de terminar no pódio do Campeonato de São Miguel - embora, para isso, depende de resultados de terceiros.

Na quarta-feira, 4 jogos para terminar de forma oficial a prova da AFPD. Todos serão disputados, lá está, às 20h30.

O Águia CD, em bom momento, recebe o C. União Micaelense nos Arrifes. Dependendo de si próprios para segurar o 2º lugar da classificação, reconquistado no último fim-de-semana, numa vitória expressiva frente ao FC Vale Formoso, os unionistas têm pela frente um teste difícil contra uma equipa que tem feito uma satisfatória reta final de campeonato. O União, por sua vez, certamente com outras pretensões aquando do início da temporada, joga agora para segurar o posto de 'vice'.

Campeão de São Miguel, com direito de ser chamado como tal no último domingo, o CF Vasco da Gama realiza o jogo da consagração no seu campo, em Vila Franca do Campo, frente ao Mira Mar SC. Com temporadas bastante diferentes em termos classificativos, a formação da Povoação, com uma tarefa bastante complicada no Campo Mãe de Deus, ainda procura subir algumas posições na tabela classificativa e terminar da melhor maneira frente ao campeão que, ainda na 'ressaca' da festa, já joga sem a pressão da obrigação de conquistar os 3 pontos.

Em Furnas, Vale Formoso procura reaver o 2º lugar que os escapou no domingo, depois da derrota frente ao União Micaelense no icónico Campo Marquês Jácome Correia. Para isso, e dependendo inclusive do jogo dos unionistas, os axadrezados precisam de vencer o Benfica Águia Sport. Os ribeiragrandenses, já sem hipótese de subir na tabela classicativa, procura preservar o 6º lugar da tabela.

Por fim, e procurando mostrar algo mais do que o que a tabela classificativa indica, o CD Os Oliveirenses recebe o VC Pico da Pedra, atual 5º classificado da prova, no Campo Tibério António Moniz Ribeiro. A temporada do histórico emblema da Fajã de Cima não correu de feição e, no seu reduto, procuram encerrar a temporada de forma positiva. Os verde e brancos do Pico da Pedra, com novidades já anunciadas para a equipa técnica na próxima temporada, vão também tentar encerrar esta temporada, positiva, mas algo inconsistente, da melhor maneira.