À entrada para a 17ª - a penúltima - jornada do Campeonato de São Miguel, o CF Vasco da Gama tinha já mão e meia no troféu. Porém, no último domingo, chegou a confirmação oficial. Com uma vitória pela margem mínima (1-0) no reduto do Benfica Águia Sport, a formação orientada por Duarte Borges chegou à conquista do seu 1º Campeonato de São Miguel.

A precisar de apenas um ponto, o CF Vasco da Gama quis colocar um ponto de exclamação em todas as dúvidas e, para isso, o golo apontado por Patrick Santanna, no início da 2ª parte, foi determinante para o triunfo que tornou o CF Vasco da Gama campeão de São Miguel. Com 41 pontos somados, em 17 partidas, o CF Vasco da Gama tem feito uma caminhada bastante sólida, numa época bastante atípica - 13 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Relativamente às outras partidas da jornada, o União Micaelense venceu, de forma expressiva (3-0), o FC Vale Formoso e recuperou o 2º lugar da tabela. Os golos da vitória unionista foram apontados por Eurico Ponte (minuto 37'), Vítor Costa (minuto 49') e Ricardo Martins (minuto 63'). 

No Campo José Silva Calisto, o VC Pico da Pedra somou o 2º triunfo consecutivo, depois de vencer, também por 3-0, a formação do Marítimo. A vitória da formação da casa só começou a ser construída na 2ª parte, com os golos a serem todos marcados em rápida sucessão. Ao minuto 56', Diogo Brum abriu o marcador. Depois, um bis de Carlos Revoredo (minutos 59' e 62') deixaram o VC Pico da Pedra com uma vantagem de 3 golos, que foi gerida até ao final da partida.

Na luta pelo 6º lugar, e aproveitando o desaire do Benfica Água, o CD Santo António, venceu, em casa, o Águia CD, por 2-0, com golos apontados por Rui Machado e Tiago Pedro, e subiu ao 7º lugar, ficando a uma distância de 2 pontos do cobiçado 6º lugar.

Quem também atrasou-se na luta pelo 6º lugar foi o Mira Mar. Na Povoação, a equipa orientada por José Sá acabou por ser derrotada pelo CD Os Oliveirenses, que chegou, assim, ao 3º triunfo da temporada. Um bis de Milton Medeiros no 2º tempo foi fulcral para a formação da Fajã de Cima conseguir somar os 3 pontos. Para o lado do Mira Mar faturou André Simas.

Pode consultar, abaixo, o quadro com todos os resultados da 17ª jornada.