Após uma pausa de quase 1 mês, o futebol local está de regresso, e disputada a 13ª jornada, as contas do título aquecem cada vez mais.

No jogo de abertura da jornada, disputado no Jácome Correia, no sábado, o Marítimo foi surpreendido pelo Águia CD. Sem conseguir somar qualquer vitória desde a 1ª jornada do Campeonato de São Miguel, a turma orientada pelo jovem Diogo Miguel, que substituiu o técnico principal do Águia, chegou ao triunfo já nos últimos minutos, após um golo apontado por Ruben Félix, que ajudou a formação arrifense a abandonar a posição de lanterna vermelha e "atirou" o Marítimo para o 3º lugar.

Isto porque, no jogo de principal destaque da 13ª jornada, o União Micaelense venceu, fora de portas, o VC Pico da Pedra, por uns expressivos 3-0. Numa partida onde se notou a falta de ritmo e de competição, o União Micaelense conseguiu adiantar-se cedo no marcador, por intermédio de Eduardo Teixeira. Apesar das várias oportunidades existentes, o resultado não mais se alterou até ao intervalo. Na 2ª parte, e no espaço de 1 minuto, Eurico Ponte e Vitor Alves (70' e 71') deixaram a formação unionista a vencer por 3-0 e consumaram o assalto á liderança da competição, complicando ainda mais as contas do VC Pico da Pedra, que caiu para a 5ª posição.

Apesar de ter um jogo em atraso, o CF Vasco da Gama não desarma e segue na procura de recuperar a liderança que perdeu na 11ª jornada. Na deslocação ao reduto do Santo António, a formação vila-franquense conseguiu uma vitória convincente, por 3-0. Dois golos na primeira parte, apontados por Cláudio Djob (14') e Ruben Pestana (23'), deixaram a formação visitante com grande conforto na partida. No decorrer da 2ª parte, João Pacheco dilatou a vantagem para 3-0 e assegurou os 3 pontos para o CF Vasco da Gama, que subiu ao 2º lugar, ficando a apenas um ponto do líder.

Lembrar, ainda, que CF Vasco da Gama e Águia CD acertam o calendário amanhã (19 de maio), pelas 21h, em Vila Franca do Campo, num jogo que poderá ter contornos decisivos nas contas do título.

Na Fajã de Cima, o FC Vale Formoso goleou Os Oliveirenses e subiu à 4ª posição, ficando a uma distância de 5 pontos do líder. Os golos da vitória da formação axadrezada foram marcados por Filipe Medeiros, Miguel Xenica, Gamara e Francisco Duarte. Já o CD Os Oliveirenses acentuou o registo de pior defesa do campeonato (34 golos sofridos) e desceu à última posição da tabela.

No restante duelo da jornada, o Mira Mar conseguiu interromper a série de resultados positiva do Benfica Águia, após vitória por 2-1. Mário Jorge ainda abriu o marcador para a formação visitante, através de uma grande penalidade, mas uma rápida resposta do Mira Mar (2 golos em 3 minutos), levaram a uma cambalhota no marcador. Os golos da formação da casa foram apontados por Bruno Oliveira e Kevin Amaral. Com nova vitória, o Mira Mar subiu à 6ª posição, ultrapassando o Benfica Águia e o CD Santo António.

Confira, abaixo, o quadro de resultados da 13ª jornada, bem como todas as novidades na tabela classificativa: