Todas as decisões relativas à Série "G" do Campeonato de Portugal (CP) foram adiadas para a derradeira - e última - jornada da 1ª fase da prova, disputada no último fim-de-semana.

Com a manutenção ainda em risco, o Sporting Ideal precisava de duas condições (obrigatórias) para poder garantir a presença na próxima edição do Campeonato de Portugal: em primeiro lugar, precisaria de vencer, em casa, a sua partida diante do GD Fabril Barreiro, equipa que, à entrada para a 26ª jornada, ocupava a 9ª posição da tabela, com mais um ponto do que o Sporting Ideal. Além disso, a formação ribeira-grandense também precisaria que a formação "B" do B-SAD não somasse qualquer ponto na deslocação ao reduto do SC Praiense, na Terceira.

As estrelas alinharam-se a favor do Sporting Ideal e a formação micaelense conseguiu carimbar a sua presença na edição 2021/2022 do Campeonato de Portugal. 

Na decisiva receção ao GD Fabril Barreiro, o Sporting Ideal até conseguiu impor cedo as suas pretensões para a partida, com Desmond Nketia a encontrar o fundo das redes, por volta do minuto 15'. Contudo, a resposta do Fabril Barreiro foi quase imediata e, apenas dois minutos volvidos, Leandro Gonçalves restabeleceu o empate na partida. À passagem da meia hora de jogo, as coisas complicaram-se: Ivan Reis mostrou acerto junto à baliza e deixou a formação forasteira em vantagem para o intervalo.

O Sporting Ideal recusou atirar a toalha ao chão e entrou para a 2ª parte com toda a vontade de virar o jogo. Aos 81 minutos, através de uma grande penalidade, Douglas Santos devolveu a igualdade ao marcador e, já em cima do minuto 90, Kevin Saldarriaga apontou o golo que fez explodir o banco do Sporting Ideal de alegria. Até ao final do encontro, o resultado não viria a sofrer mais alterações e o Sporting Ideal havia feito a sua parte, ficando apenas à espera da 2ª condição necessária.

Na Terceira, e ainda com chances de garantir o acesso à 3ª Liga, o SC Praiense não facilitou e goleou a formação "B" da B-SAD. 3 golos na 1ª parte, apontados por Leonel Auban, Emanuel Ribeiro e Erik Silva (de grande penalidade), trouxeram grande conforto ao SC Praiense, que não tirou o pé do acelerador e, no reatar da partida, chegou ao 4-0, por intermédio de Jailson Gomes. Com a vitória, o SC Praiense subiu à 4ª posição e marcará presença no acesso à 3ª Liga.

Com a manutenção já alcançada, o CD Rabo de Peixe deslocou-se ao reduto do líder da Série, CF Estrela, e acabou por deixar um resumo daquilo que foi a sua época: uma equipa bem organizada defensivamente e que discute qualquer partida que disputa. Com a necessidade de assegurar o 1º lugar, e garantir o consequente acesso ao play-off de subida à 2ª Liga, o CF Estrela entrou a todo o gás e, aos 3 minutos, Diogo Leitão colocou a formação da casa em vantagem. O golo da tranquilidade e que veio confirmar a vitória da série ao Estrela só surgiu em cima do minuto 90, por Chidera Nwoga. O melhor que a formação micaelense conseguiu foi reduzir no minuto seguinte, por Chibueze Obi.

Por fim, a última formação açoriana em competição, o GD Fontinhas, apesar da vitória pela margem mínima (1-0) sobre o Oriental Dragon, acabou na 6ª posição e, desta forma, falhou o acesso à 3ª Liga.

Terminada a 1ª fase do Campeonato de Portugal, na Série "G", foram relegadas aos respetivos distritais as seguintes equipas: B-SAD "B"; GD Fabril Barreiro; Oriental Lisboa e Olímpico Montijo.


Quadro de resultados da 22ª e última jornada do Campeonato de Portugal:

 SC Ideal 3 - 2 GD Fabril Barreiro

SC Praiense 4 - 0 B-SAD "B"

GD Fontinhas 1 - 0 Oriental Dragon FC

Oriental Lisboa 1 - 0 Olímpico Montijo

CF Estrela 2 - 1 CD Rabo Peixe

Real SC 0 - 0 Sporting "B"