Praticamente 6 meses depois da interrupção da edição 19/20 do Campeonato de Futebol dos Açores, que culminou com a subida histórica do CD Rabo de Peixe ao Campeonato de Portugal, a principal competição de futebol regional está de regresso!

O pontapé de saída foi dado na ilha do Pico, no passado sábado, numa partida entre o Vitória local e o GD São Roque. Num jogo animado e intenso, as duas equipas acabaram por empatar a 2. André Cordeiro colocou, na 1ª parte, a formação amarela na frente do marcador, resultado que se verificou ao intervalo. Na 2ª parte (minuto 68'), George Pinheiro restabeleceu o empate, através de uma grande penalidade. Pouco depois, o São Roque respondeu e voltou a adiantar-se no marcador, desta feita por intermédio de Leandro Anjos. Quando parecia que a formação micaelense se preparava para somar a primeira vitória na prova, eis que um golo ao cair do pano, apontado por Gerson Lopes, permitiu ao Vitória do Pico somar um ponto.

O resultado mais volumoso da jornada chega da Horta, onde o Fayal Sport Clube sofreu uma pesada derrota diante do Lusitânia, por 6-0. Os golos da formação terceirense foram apontados por Dário Simão (4), Leonardo Machado e Ivo Tavares.

No dérbi graciosense, o Sporting Guadalupe levou a melhor sobre o Marítimo local. A formação que atuou na condição de visitado venceu pela margem mínima, com um golo apontado por João Silva, aos 79 minutos.

 Na restante partida da jornada, Angrense e Boavista Ribeirinha empataram (2-2). A formação da casa até se adiantou no marcador cedo (minuto 8'), por intermédio de Cristiano Magina. Mas a resposta da formação forasteira também surgiu rapidamente. Antes do primeiro quarto de hora, Nuno Lima igualava a partida. Ainda na primeira parte (minuto 24'), Armando Vasconcelos devolveu a vantagem ao Angrense. Á semelhança do acontecido no duelo entre Vitória e São Roque, também numa altura em que já se adivinhava a vitória do Angrense e consequente conquista dos 3 pontos, eis que um golo apontado por Diogo Silva voltou a trazer a igualdade no marcador.

Além disso, lembrar que a partida entre o Operário e o Santiago FC foi adiada, sem uma data definitiva, devido ao isolamento profilático feito pelo plantel da formação do Operário.

Terminada a 1ª jornada, a prova é comandada pelo SC Lusitânia e pelo Sporting Guadalupe, ambos com 3 pontos. A fechar o pódio, encontram-se o Boavista Ribeirinha, o GD São Roque, SC Angrense e Vitória FC, todos com 1 ponto.