No seu jogo de despedida do Santa Clara, o técnico João Henriques terminou a época 2019/2020 com a chave de ouro, quebrando o recorde de pontos, estabelecido pelo próprio, na época passada.

Numa jornada com muito por decidir, o Santa Clara despediu-se da sua casa emprestada, na Cidade do Futebol, com uma excelente partida realizada diante do Vitória de Guimarães, que terminou empatada (2-2).

Numa primeira parte de grande equilíbrio, o Santa Clara até esteve com dois golos de vantagem no marcador: aos 35 minutos, Thiago Santana deu o melhor seguimento à assistência de Carlos Carvalho. Já perto do intervalo (minuto 43), o avançado de 24 anos dilatou a vantagem açoriana, através de uma grande penalidade bem convertida. Mesmo antes do final da primeira parte, o defesa Florent Hanin fez o 2-1 e relançou a formação vimaranense na partida. Na segunda parte, a equipa orientada por Ivo Vieira chegou ao empate, através de uma grande penalidade convertida por André André.

Com o empate, o Santa Clara segurou a 9ª posição, somando 43 pontos (os mesmos do que o Moreirense, 8º classificado, e Gil Vicente, 10º classificado), o que representa um novo recorde de pontos somados na Liga NOS.

Na luta pelo pódio, o Sporting Braga acabou por levar a melhor sobre o Sporting e assegurar a qualificação direta para a próxima edição da Liga Europa. Na derradeira jornada, os arsenalistas receberam e venceram o FC Porto, por 2-1, depois de estarem em desvantagem na partida. Já o Sporting acabou por ser derrotado, também por 2-1, no Estádio da Luz, diante do eterno rival e acabou no 4º lugar. No que diz respeito à última vaga de acesso à Europa, num jogo impróprio para cardíacos, o Famalicão acabou por empatar (3-3) com o Marítimo e cedeu a última vaga ao Rio Ave, que venceu o Boavista, no Bessa, por 2-0.

Quantos aos lugares de despromoção, o Vitória de Setúbal cumpriu ao vencer o Belenenses SAD, por 2-0, e atirou o Portimonense para a 2ª Divisão, apesar da vitória da formação algarvia sobre o já despromovido Aves, também por 2-0.

 

Quadro de resultados completo da 34ª jornada:

Santa Clara 2 – 2 Vitória SC

Gil Vicente 3 – 3 Paços de Ferreira

Marítimo 3 – 3 Famalicão

Boavista 0 – 2 Rio Ave

Braga 2 – 1 FC Porto

Benfica 2 – 1 Sporting

Vitória FC 2 – 0 Belenenses

Portimonense 2 – 0 Aves

Moreirense 1 – 2 Tondela