É já no próximo sábado, dia 11 de janeiro, que a Portugal Football School, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com a Associação Nacional de Enfermeiros e Massagistas de Futebol (ANEDAF) e com as Associações de Futebol Regionais e Distritais, irá dar o pontapé de saída à primeira edição do Curso de Cuidados Básicos de Saúde, com suporte básico de vida e desfibrilhação automática extrema (SBV e DAE).

Na Associação de Futebol Ponta Delgada, a ação decorrerá amanhã, estando previsto durar das 9h da manhã às 17h. Além da AFPD, também estão envolvidas no projeto as Associações de Futebol do Algarve, Angra do Heroísmo, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Horta, Leiria, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O curso é destinado a todos os agentes desportivos que pretendam colaborar na resposta a emergências que possam ocorrer no seio de um clube desportivo, estando estruturado em cinco módulos temáticos, que permitem uma progressão dinâmica na abordagem dos conteúdos de aprendizagem.


No primeiro módulo serão oferecidos aos participantes a aquisição de competência que lhes permitam realizar manobras de SBV e DAE numa vítima com paragem cardiorrespiratória. Os restantes módulos dotam os participantes de conhecimentos sobre primeiros socorros, como por exemplo feridas, hemorragias e traumatismos; lesões desportivas, entre outros.