Na passada sexta-feira, a Associação de Futebol de Ponta Delgada (AFPD) realizou, no auditório da sede, a 1ª Gala da Associação de Futebol de Ponta Delgada.

Evento inserido nas comemorações do 94º aniversário da instituição, celebrado em outubro do ano passado, que visa o reconhecimento de várias figuras e personalidades do futebol e futsal de São Miguel e Santa Maria.

A gala arrancou com o discurso de abertura dado pelo Presidente da Direção da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Robert da Câmara, seguindo-se intervenções de Rui Manhoso, em representação da Federação Portuguesa de Futebol, de José Manuel Bolieiro, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e de António Gomes, diretor regional do desporto, que esteve em representação do Governo Regional dos Açores.

Durante a gala, foram feitas 37 homenagens, distribuídas em sete categorias distintas.

Na primeira categoria da noite, Personalidades, foram distinguidos António Ferreira, António Valente, Armando Fontes, Aurélio Augusto César, Dorvalino Moniz Barreto, Fernando Anselmo, Fernando Faria, Gualter Costa, Henrique Ben-David, João de Brito Zeferino, João de Deus Braga, Luís Alberto Silva, Mariano Raposo, Max Elisabete, Pauleta e José Henrique Leal da Costa. Os atletas distinguidos foram Ciro Costa, João Botelho, Manuel Câmara, Paulo Henrique, Pedro Pacheco, Inês Simas e Pauleta. 
          

Na categoria dirigismo foram reconhecidos Altino Pereira, José António Sousa, João Luís Vieira, Manuel Bispo e Márcio Costa.
Os árbitros Luís Cabral e Nelson Moniz também viram o seu trabalho reconhecido. Em termos de sócios de mérito foram agraciados Carlos Barbosa, Cristóvão Moniz, Armando Fontes e Mariano Raposo.

A Associação de Futebol de Ponta Delgada também reconheceu os sócios honorários Berta Cabral, Carlos César e Pauleta.

No final, o Presidente da Assembleia Geral da AFPD, José de Medeiros, deu por terminada a 1ª Gala AFPD.